O Grupo de Estudos do Consumo congrega, atualmente, 16 pesquisadores doutores, 08 estudantes de graduação e 21 de pós-graduação (mestrado e doutorado) de diversas Instituições de Ensino Superior: ESPM, UFF, UFRRJ, UFRJ, FGV/RJ, PUC/RJ, UFRGS e Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

Pesquisadores

Daniel Coelho de Oliveira
Daniel Coelho de Oliveira -

Doutor e Mestre em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006). Áreas de atuação: Sociologia. Possui experiência com pesquisa social nos seguintes temas: pobreza, desigualdades sociais e desenvolvimento rural. É Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros. Bolsista de Produtividade BIPDT/FAPEMIG.

Fatima Portilho
Fátima Portilho -

Professora do CPDA (Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade), da UFRRJ. Doutora em Ciências Sociais (UNICAMP), com Doutorado Sandwich na Oxford University. Mestre em Psicossociologia das Comunidades e Ecologia Social pelo Programa EICOS (UFRJ). Suas áreas de interesse são Sociologia Ambiental, Sociologia do Consumo e Sociologia da Comida. Como docente, oferece disciplinas nas áreas de Teorias Sociais Contemporâneas e Sociologia do Consumo. Como pesquisadora, vem desenvolvendo pesquisas na área de sociologia do consumo, sociologia do risco, consumo e meio ambiente, politização do consumo, consumo alimentar, movimentos sociais (ambientalismo e movimento de defesa dos consumidores), ação coletiva e participação política. É uma das líderes do “Grupo de Estudos do Consumo” e membro do “Núcleo de Pesquisa Mercados, Redes e Valores”, ambos registrados no CNPq. Autora do livro “Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania” (Cortez, 2010 – 2a Edição) e organizadora, junto com Lívia Barbosa e Letícia Veloso, do livro “Consumo: cosmologias e sociabilidades” (Mauad/EDUR, 2009), além de artigos em periódicos nacionais e internacionais.


fabianaFabiana Thomé da Cruz -

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), mestrado em Agroecossistemas, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), tendo realizado estágio de doutoramento na Cardiff School of City and Regional Planning, Cardiff University (CPLAN, 2010-2011). Atualmente faz pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento (PGDR/UFRGS) e, particularmente a partir de abordagens pertinentes a sócio-antropologia da alimentação, tem se dedicado a pesquisas que relacionam estudos sobre desenvolvimento rural aos estudos sobre qualidade e segurança alimentar e produção artesanal/tradicional de alimentos.

eu Flávia Galindo

Doutora em Ciências Sociais (CPDA – UFRRJ), é professora adjunta no DCA/ICSA/UFRRJ, vice coordenadora no Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia (MPGE/UFRRJ) e Gestora do Convênio MPGE/UFRRJ e IFRJ. É conteudista e coordenadora da disciplina de Marketing Digital do CEDERJ,e integra a equipe organizadora e o comitê científico do ENEC – Encontro Nacional dos Estudos do Consumo. Possui mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios (UFRRJ), MBA pelo Instituto COPPEAD/UFRJ & Universidade de San Diego (EUA) e Pós Graduação em Propaganda e Marketing pela ESPM-RJ. Como pesquisadora, tem especial interesse pelo desenvolvimento de pesquisas sobre o consumo, comunicação corporativa e sociologia do marketing. É membro da Associación Latinoamericana de Sociología, líder do grupo de Pesquisa em Sociologia do Marketing (CNPq), e associada ANPAD no Grupo de Marketing. 

John WilkinsonJohn Wilkinson -

Possui graduação em – University of Bristol (1965), mestrado em – University of Liverpool (1977) e doutorado em Dept de Sociologia pela Universidade de Liverpool (1982) e Pos Doutorado em Sociologia Econômica pela Universidade de Paris XIII (1995). Atualmente é adjunto iv da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Economica, atuando principalmente nos seguintes temas: agroindustria, agricultura familiar, ciência e tecnologia, competitividade e mercosul, inovação e novos mercados de qualidade.

Laura Graziela -

Laura Graziela Figueiredo Fernandes Gomes é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1976), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional, 1991) e doutor em Ciências Humanas (Antropologia) pela Universidade de São Paulo (1997), tendo realizado pós-doutorado em Paris-X, Nanterre (2000-2001). Desde 1979 é professor e pesquisador da Universidade Federal Fluminense e atualmente exerce suas atividades como Professor Associado II, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA). Membro da Comissão Editorial de Antropolítica e da coleção Antropologia e Ciência Política do PPGA. Desenvolve pesquisas nas áreas de Antropologia Urbana, com ênfase para os processos de intervenção, patrimonialização ou enobrecimento provenientes de dinâmicas culturais, devido a formas de apropriação, usos (ou mesmo contra-usos) e táticas desenvolvidas por grupos e segmentos sociais específicos, incluindo movimentos sociais. Como pesquisadora na área de Estudos do Consumo, desenvolve trabalhos sobre feiras, comércio étnico, usos sociais e culturais de áreas comerciais como shopping centers, supermercados, feiras etc (Antropologia Urbana), artesanato, consumo doméstico e a história social da casa. Desenvolve também pesquisas na área de estudos de mídia, com ênfase em trabalhos sobre o sistema televisual brasileiro, comparação entre diferentes linguagens e formatos das teledramaturgias contemporâneas (nacionais e estrangeiras), bem como suas respectivas formas de produção, circulação e consumo entre públicos distintos. No momento atual, desenvolve pesquisas sobre cibercultura, voltadas para o estudo da economia (trabalho imaterial, produção, circulação e consumo de bens imateriais) e formas de sociabilidade em mundos virtuais 3D (Second Life). Investiga também os possíveis usos e aplicações dos mundos virtuais, bem como da internet 2.0 e 3D para o avanço e a inovação na produção de conteúdos a serem destinados ao ensino da antropologia.

Leticia Veloso
Leticia Veloso -

Mestre e Doutora em Antropologia pela Universidade de Chicago, E.U.A. Professora Adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal Fluminense. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito e do Mestrado em Sistemas de Gestão, Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente (LATEC) da mesma universidade. Atua nas áreas de antropologia e sociologia da empresa e do trabalho, consumo, responsabilidade social, sustentabilidade, novas classes médias, antropologia e sociologia urbana, e juventude. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa sobre os temas da nova classe média brasileira, espaço urbano, e um projeto internacional, interinstitucional (Brasil, Austrália e E.U.A.) sobre consumo sustentabilidade, e responsabilidade social na indústria da beleza nos BRICs.

Lívia Barbosa Lívia Barbosa -

Possui graduação em Museologia pela Museu Histórico Nacional (1969) , graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1970) , mestrado em Ciências Socias pela University of Chicago (1975) , doutorado em Antropologia Social pela Museu Nacional – Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) , pós-doutorado pela Universidade de Tóquio (1996) e pós-doutorado pela Museu Nacional- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1996).Tem experiência e pesquisas na área de cultura brasileira, antropologia política, consumo e organizações. Foi visiting scholar na Universidade de Notre Dame, Indiana, Estados Unidos e na Universidade de Rork, na Inglaterra.É autora de numerosos livros entre os quais se destaca O Jeitinho Brasileiro ou a Arte de ser mais igual que os outros, Igualdade e Meritocracia, Cultura e Diferença nas Organizações, Sociedade de Consumo, Cultura e Empresas, Cultura, Consumo e Identidade em parceria com Colin Campbell, e Rice and Beans em parceria com Richard Wilks. Atualmente é diretora da Socius Consultoria e presta consultoria a várias organizações e empresas. É membro de vários conselhos acadêmicos de diferentes organizações.

   Maria Elizabeth Goidanich -

Doutora em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre em Educação pela mesma Universidade. Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela PUC/RS e especialização em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre. Suas áreas de concentração são Consumo e Comunicação. É pesquisadora do Grupo de Antropologia Urbana e Marítima do programa de PPGAS/ UFSC e do Grupo de Estudos do Consumo. Em 2011 realizou estágio doutoral junto ao Departamento de Antropologia da University College of London, com o Professor Daniel Miller. Por 10 anos – de 1998 a 2008 – foi professora da Universidade do Sul de Santa Catarina, no curso de Comunicação Social. Trabalhou nas áreas de planejamento, pesquisa e atendimento em Agências de Publicidade, Institutos de Pesquisa e empresas do ramo das comunicações no RS e SC, por mais de 20 anos.

Marta Rosales -

Professora auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Investigadora sénior do CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia. Doutoramento em Antropologia Social e Cultural pela FCSH-UNL e Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE IUL. Leciona várias disciplinas na área de comunicação e cultura, cultura material e consumo e antropologia do design. Tem várias publicações internacionais (artigos e capítulos de livros) nas suas áreas de especialidade que são: cultura material, consumos, migrações contemporâneas e antropologia dos media. Tem desenvolvido terreno em vários contextos internacionais (Brasil, Moçambique, Canadá). Integrou durante cinco anos a Rede de Excelência Europeia de Investigação – IMISCOE.

Mylene Mizrahi -

Doutora em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA-IFCS-UFRJ) (2010), com Doutorado Sanduíche pela University College London (UCL). Sua tese de doutorado recebeu o primeiro lugar do Prêmio IPP Rio Maurício de Almeida Abreu, do Instituto Pereira Passos, e está em preparação para publicação. É Mestre em Sociologia com concentração em Antropologia pelo PPGSA-IFCS-UFRJ (2006) e bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987). Possui experiência em Antropologia da Arte, Antropologia do Consumo e Culturas Material e Visual e suas interfaces com a Antropologia Urbana. Desde 2002 desenvolve trabalho de campo intensivo no Rio de Janeiro, Brasil, entre os criadores e consumidores do movimento musical Funk Carioca. Seus interesses de pesquisa incluem, de uma lado, as relações entre etnografia e a produção de teoria pela Antropologia, e, de outro, estética e criatividade, com foco sobre as classes populares brasileiras, em especial as questões relativas à constituição do gosto, às estéticas do corpo, à moda e à criação musical, a partir do recorte conceitual dado pelos objetos materiais, pelas imagens visuais e pelas relações de gênero. É autora de diversos artigos sobre cultura material, consumo, moda, vestuário, música, religião, ironia, mimesis, alteridade, publicadas em revistas e coletâneas nacionais e internacionais. Sua monografia, com o título provisório de A Estética Funk Carioca, está em preparação para publicação. É pós-doutoranda no PPGSA-IFCS-UFRJ, professora da pós-graduação da Faculdade SENAI-CETIQT, pesquisadora do Global Denim Project, coordenado por Daniel Miller do departamento de Antropologia da UCL, pesquisadora do Grupo de Estudos de Consumo, coordenado por Livia Barbosa e Fatima Portilho, e pesquisadora do NAIPE (Núcleo de Arte, Imagem e Pesquisas Etnológicas), coordenado por Els Lagrou, do PPGSA-IFCS-UFRJ.

Patricia Rocha Patrícia da Rocha Gonçalves
Doutora em Ciências Sociais pela UFRRJ/CPDA, Mestre em Antropologia pela UFF/NEMO (2006). Pós graduada em Marketing pela ESPM/RJ (2002) e Bacharel em Administração pela UFRRJ (1995). Áreas de atuação acadêmica e pesquisa: Antropologia do Consumo, Administração, Análise e Comportamento de Mercado e Marketing.

Renata Menasche -

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS, 2003), tendo realizado estágio doutoral junto ao Laboratoire d’Anthropologie Sociale da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, 2001). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ, 1996). Professora do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), vinculada ao Curso de Bacharelado em Antropologia e ao Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais (LEAA). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFPel) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGS/UFPel) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Sua produção, ensino e orientações situam-se na convergência dos estudos da alimentação, do consumo e do rural.

Solange Mezabarba

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1990) e mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2007). Doutoranda em Antropologia na mesma instituição. Suas linhas de pesquisa são Consumo e Cidades. Trabalhou em empresas privadas durante 15 anos na área de marketing e pesquisa de mercado.

Tomas Ariztía -

Sociólogo, PhD em Sociologia, London School of Economics e Ciências Políticas e mestrado em Sociologia Pontifícia Universidade Católica do Chile. Professor Associado da Faculdade de Sociologia da Universidade Diego Portales, Chile. O seu trabalho centra-se principalmente em duas áreas: a sociologia do consumo (particularmente cultura material, culturas de consumo e as conexões entre consumo, sustentabilidade e cidadania) e da sociologia do conhecimento (particularmente as ciências sociais e para a construção de conhecimentos especializados em mercados ). Coordenador do Programa de Estudo do Consumidor e Mercados UDP (PECM).

veraniseVeranise Jacubowski Correia Dubeux

Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Engenheira Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora Titular do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM-Rio, MPGEC. Pesquisadora do Laboratório de Estudos Cidades Criativas. Professora da pós-graduação das disciplinas de Inteligência de Marketing, Estatística Aplicada e Modelagem. Supervisiona a área Instrumental do curso de Administração da PUC-Rio. Professora da Graduação em Administração e Comunicação da ESPM-Rio e Graduação em Administração da PUC-Rio. Faz parte dos Grupos de Pesquisa: Estudos do Consumo, Mobilidade Urbana e Consumo e Sociabilidades, todos registrados no CNPq. Editora responsável pela revista Diálogo com a Economia Criativa (ISSN 2525-2828). Atua em projetos de desenvolvimento de modelos quantitativos que expliquem o processo de identificação das vantagens competitivas das organizações. Desenvolve estudos acadêmicos nas áreas de consumo, marketing, inteligência competitiva e economia criativa.


Estudantes de Pós-Graduação

17 Bárbara Gomes

Mestranda em Gestão e Estratégia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(2015), especialização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas(2011)e Gestão de Negócios pela Universidade de Ohio(2012). Graduada em Administração de Empresas e Pública pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(2006). Trabalha há seis anos no segmento de mineração (Vale S/A), com atuação em suprimentos e melhoria de processos. Interesse nas linhas de pesquisa sobre Mercado e Marketing.

   Cecília Soares - 

Doutoranda em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Sociologia e Antropologia (2013) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela mesma instituição (2011). Desenvolve pequisa sobre economia moral de consumo, com foco no setor de luxo (vestuário e acessórios). Possui experiência como tradutora (simultânea e por escrito) e transcritora. Áreas de interesse: consumo, sociologia e antropologia urbanas, tradução, análise de discursos.

Dan Gabriel D’Onofre - 

Doutorando em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). Mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi Coordenador de Comunicação da Associação de Pós-Graduandos (APG) da UFRGS em 2012. Também é Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, onde tambem atuava como estagiário da Revista Acadêmica Itinerarium (circulação eletrônica), sob a função de Editor de Seção. Foi bolsista de Iniciação Científica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009 – 2010). É Técnico em Agropecuária com ênfase em Agropecuária Orgânica pelo Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Tem experiência na área de pesquisa em Turismo, Desenvolvimento Rural, Hospitalidade, Lazer e Patrimônio.


Danielle Neugebauer Wille -

Bacharel em Design Gráfico (2011) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mestranda do curso de Ciências Sociais na mesma universidade. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Cultura (GEPAC) e do Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais (LEAA). Tem pesquisado os temas de embalagens, alimentação e consumo, buscando refletir sobre os critérios de escolha de alimentos, influência da embalagem nesse processo e sua interação com valores e significados construídos culturalmente.

Eliana Vicente -

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Candido Mendes – UCAM. Atualmente é mestranda em antropologia com especialidade em consumo pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Trabalha há 14 anos com pesquisa de mercado nas áreas quantitativa e qualitativa, com foco nos últimos 5 anos em estudos qualitativos: coordenação de campo; pesquisa etnográfica, entrevista em profundidade; moderação de grupo focal e análise, prestando serviços para empresas multinacionais de pesquisa. Atua também, em pesquisas sociais, tendo realizado trabalhos nas áreas de segurança pública, saúde, transporte e política. Nos últimos 2 anos vem desenvolvendo pesquisa de mestrado sobre o consumo da classe C.

Hilaine Yaccoub -

Antropóloga. Formada em ciências sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, pós-graduada em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, mestre em Antropologia pelo Programa de Pós- Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense – UFF e doutoranda na mesma instituição (linha de pesquisa Antropologia do Consumo). Pesquisadora Associada ao Estudos de Consumo (UFF/UFFRJ) e ao LeMetro Laboratório de Etnografia Urbana no IFCS/UFRJ. Atualmente coordena a área de Antropologia da Fundação Cecierj (Ensino a Distância). Professora Assistente da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM na pós-graduação, especialização e graduação (Métodos de Pesquisa, Antropologia do Consumo, Comportamento do Consumidor, Pesquisa Etnográfica). Professora de Referências de Pesquisa e Antropologia do Consumo da pós-graduação no Senai Cetiqt e PUC-Rio. Desenvolve pesquisas na área de Antropologia do Consumo, tendo o consumo popular, consumo doméstico, acesso a bens públicos essenciais (energia, água e internet) como temas de investigação. Colunista do site Mundo do Marketing com o blog Diário das Classes C,D e E onde relata notas etnográficas do atual trabalho de campo em um favela carioca. Diretora de Consumer Insights da Consumoteca, uma boutique de conhecimento que realiza pesquisa de mercado e faz gerenciamento de conteúdo com o diferencial de aplicar o método antropológico na coleta e análise de dados.

Isis Ferreira -

Isis Leite Ferreira, Nutricionista, Especialista em Gestão Pública, Sociedade e Economia Solidária (UFT), mestranda em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ). Possui cursos na área de Direito Humano a Alimentação Adequada no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (ABRANDH). Foi Coordenadora Geral de Sistemas Públicos Agroalimentares Locais e Coordenadora Técnica do Programa Banco de Alimentos, na Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (SESAN/MDS) entre 2011 e 2013, consultora FAO/ONU entre 2009 e 2010 e gestora municipal do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) entre 2005 e 2009.

Izabelle Fernanda Silveira Vieira

Possui graduação em Gestão Comercial pelo Centro Universitário Newton Paiva (2009). Atualmente é pesquisadora e consultora – Pragma Consultoria e Treinamento ltda, nas áreas de comportamento do consumidor, pesquisa de mercado e marketing socio-ambiental. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, e experiência em treinamentos empresariais em prevenção e remediação de acidentes.

Jennifer HarumiJennifer Harumi Tanaka
Mestranda em Ciências Sociais no CPDA – UFRRJ (Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade). Nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Bolsista CNPq pelo Programa Ciências sem Fronteiras com Undergraduate Studies em Nutritional Sciences pela University of Toronto (Canadá 2015/2016). Projeto de pesquisa desenvolvido em cooperação com a University of Toronto, relacionando os diferentes entendimentos sobre ‘local food’ nas realidades brasileiras e canadenses. Graduação em Nutrição da Universidade do Porto (Portugal) – Bolsa de Mérito Acadêmico USP – (2012/2013). Estudante de Iniciação Científica – CNPq da Faculdade de Saúde Pública. 

John Fredy Lopez Perez 71746274John Fredy López-Pérez

Doutorando em Ciências Ambientais (Universidade Tecnológica de Pereira, COL); Especialista em Gestão Ambiental (Universidade Nacional da Colômbia, COL – 1999); Graduado em Sociologia (Universidade de Antioquia, COL – 1996). É bolsista de doutorado do Departamento Administrativo de Ciência, Tecnologia e Inovação na Colômbia (Colciencias). Bolsista de Doutorado Sanduiche no CPDA-UFRRJ. É professor de Engenharia Ambiental na Universidade de Medellín (Col), na qual ensina e desenvolve pesquisas. Trabalha como editor-chefe da revista “Ingenierías Universidad de Medellín” e da  revista “AMBIENS”. É membro do Conselho de Administração da Rede Colombiana de Formação Ambiental e membro do Comitê de Coordenação da Aliança de Rede Ibero-americanas de Universidades para a Sustentabilidade e o Meio Ambiente – ARIUSA. Foi professor de graduação e pós-graduação em várias universidades da Colômbia. Interessa-se por pesquisas relacionadas ao consumo responsável dos serviços públicos em uma abordagem interdisciplinar que combine a ciência social com a ciência ambiental.

Foto perfilKlinger Pereira -

Mestrando em Gestão e Estratégia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, especialista em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes (2011) Graduado em Comunicação Social, publicidade e propaganda, pela Universidade Castelo Branco (2002), e atualmente, servidor público do quadro efetivo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, exercendo a função assistente técnico em administração. Com experiência em Gestão Pública, Comunicação Pública, Comunicação administrativa, Comunicação mercadológica, Marketing, promoção e propaganda e merchandising. Áreas de interesse: Gestão Pública, Comunicação Pública, Comunicação Administrativa, Comunicação Mercadológica, Planejamento Estratégico de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social.

Lilyan Guimarães Berlim

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal Fluminense com pesquisa sobre Moda e Sustentabilidade ; especialista em Arte e Educação pela UCAM e graduada em Letras e Interpretação Bilíngüe pela Univercidade. Atua como Designer Têxtil no mercado desde 1983, criando padronagens e desenvolvendo estampas para marcas conhecidas. Coordenou o Curso Superior de Design de Moda da Universidade Veiga de Almeida; coordenou o Curso superior de Design de Moda da UCAM Niterói por dez anos. Participou durante dois anos como professora de Estamparia e Cultura de Moda do Projeto da Petrobras de Inclusão Social na comunidade do Salgueiro, RJ. Ministrou as disciplinas de Gestão Ambiental e Ecodesign no curso de Engenharia Ambiental da Candido Mendes, e Tópicos em Responsabilidade socioambiental no curso de Administração da La Salle. Parecerista da revista Moda Palavra da UDESC. Gestora e docente do curso de pós-graduação de Criação e Pesquisa em Design de Moda com Inserção de Sustentabilidade da La Salle, RJ. Colaboradora do SEBRAE, Canal FUTURA e SENAC. Gestora do curso Moda Contemporânea em Paris, onde ministra aulas nos museus do Louvre, L´Orangerie, Centro George Pompidour e outros, assim como na ESMODE paris. Possui projeto em artes plásticas onde são trabalhadas questões relativas aos têxteis como suporte artístico; já expôs, a convite, na Galeria da Universidade de Toronto, Canadá; no MAC (Museu de Arte Contemporânea de Niterói); Palácio da Aclamação, Bahia; Museu Antonio Parreiras, Rio; entre outros museus e galerias.

  Luciana Freire Murgel

Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), graduação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Atualmente faz doutorado em Antropologia do Consumo na Universidade Federal Fluminense. Tem experiência de 10 anos em Marketing de grandes empresas como Souza Cruz e TV Globo.

Marcelo CastañedaMarcelo Castañeda -

Bolsista de doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ), com mestrado concluído na mesma instituição. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência nas áreas de Metodologia/Epistemologia, Antropologia e Sociologia, com ênfase em consumo, voltando-se para os seguintes temas: ação política, meio ambiente, alimentação, internet, novas tecnologias da informação, cultura material e estilos de vida.

Marcia Andreia da Silva Almeida

Professora Doutoranda em Ciêcias Sociais (UFRRJ), Mestre em Comunicação e Cultura (UFRJ), especialista em Gestão Ambiental (UGF) e graduada em Letras e Jornalismo pelas Universidades Federal do Amapá e Estácio de Sá, respectivamente. Atualmente, integra o corpo docente dos cursos de Gestão Ambiental e Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá, com atuação na graduação e pós-graduação. É Analista Técnica do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO, desde 2000, onde atua na gestão projetos voltados à orientação e informação do consumidor e como professora colaboradora do Mestrado Profissional em Metrologia e Qualidade do Instituto. Tem experiência nas áreas de comunicação, educação, gestão e avaliação da conformidade, esta com ênfase no impacto às relações de consumo.

   Márcia de Mesquita Carvalho

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA-UFF). Formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela PUC-Rio em janeiro de 2007, e com pós-graduação lato sensu em Moda e Criação pela Faculdade Santa Marcelina. Com cursos de extensão em Fashion and Textile Forecasting na Central Saint Martins (Londres), em Design/Trend Forecasting – Pesquisa e Aplicação na PUC-Rio, e em Jornalismo de Moda e Produção de Moda no Senac Rio. Atuou como jornalista, produtora de moda, assessora de imprensa e analista de mídias sociais no Rio de Janeiro e São Paulo, em empresas de comunicação integrada e agências de comunicação.

Maria_Fatima_SantosMaria de Fátima dos Santos -

Cursando Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,Pós-graduada MBA em gestão Hoteleira pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ ( 2013-2014), Bacharela em Administração de Empresas pela Universidade Anhanguera – Uniderp (2011), Atualmente é gerente – Hotel Engenho do Bracuhy. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Hotelaria.

  Maurício Schneider -

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGA – UFPel). Bacharel em Antropologia – com ênfase em Antropologia Social e Cultural – pela UFPel. Membro do Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais (LEAA). Tem pesquisado nos temas de consumo e produção alimentar em comunidades camponesas, especialmente entre colonos de origem alemã/pomerana no RS, atentando para as dimensões culturais, construções identitárias, valorizações simbólicas ligadas a modos de vida que perpassam e orientam as práticas referentes à alimentação.

Michele Pinto -

Doutoranda em História e Política pelo CPDOC/FGV-RJ, mestre em Antropologia Social e Cientista Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . É professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/RJ e membro dos grupos Consumo e Sociabilidades ESPM/RJ e Estudos do Consumo registrado no CNPQ. Organizadora dos livros Juventude, Consumo & Educação 1, 2 e 3. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de transferência de renda e consumo, juventude e vida econômica, gênero.

Nadja Ohana

Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2013). Atualmente é mestranda e bolsista CAPES pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).Está vinculada à linha de pesquisa: Instituições, Mercados e Regulação, tendo interesse nas áreas de Sociologia Ambiental e Sociologia do Consumo. Atuou como socióloga na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – EMATERCE. Ex-Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) vinculado a Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC) na área de Sociologia da UECE. Ex-Bolsista do Programa Voluntário de Iniciação Científica (PROVIC) da UECE.

Patrícia Paveis - 

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997) e mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2003). Doutoranda em Antropologia pelo PPGA/UFF. Atualmente é professor assistente do Departamento de Ciências Sociais da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia do Consumo e do Ciberespaço.

 Rafael Velasquez Tonasse Gomes in memorian  

Graduado em ciências sociais pelo Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense (ICHF/UFF) e mestrando em antropologia pelo PPGA/UFF. Pesquisa antropologia do consumo, sociabilidades urbanas, jogos e apostas etc.

   

Shirley Torquanto -

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), Especialização em Sociologia Urbana(2002) e Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é aluna de doutorado em Antropologia pela mesma Universidade. Faz estágio de doutoramento sanduíche na Écoles des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) em Paris, França. É pesquisadora do Laboratório de Etnografia Metropolitana do Rio de Janeiro (LE Metro). Tem experiência docente no ensino superior e atua na área de Antropologia do Consumo e Antropologia Urbana.

Tatiana de Laai -

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: identidades, juventude, sociabilidade e internet.

Estudantes de Graduação

Patrick Pereira Costa - 

Graduando em Administração. Atual Diretor de Marketing Interno e Secretário Executivo do Diretório Acadêmico de Administração (DAAD) , tendo participação no comitê organizador de Semanas Acadêmicas e outros eventos na Universidade. Tem grande interesse em ampliar os seus conhecimentos sobre Consumo e Consumidor, seguindo a linha do Consumo Alimentar no Brasil.

553301_291501590948322_1513970943_nAna Luiza Migliorini  -  

 

Graduanda em Administração de empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). No momento atua como consultora de projetos na empresa júnior da universidade, onde pode desenvolver-se para a elaboração de mapeamentos de processos, implementações dos 5 sensos e participação em projetos sociais, além de colaborar para as áreas de assessoria em gestão e marketing. Dispõe de formação técnica para o Office 2010 tendo também amplo conhecimento dos subsequentes, além de conhecer vastamente as ferramentas Corel Draw X6, Photoshop CS6 e noções de edição de vídeos. Possui experiência profissional na área administrativa no que tange controle de estoque, vendas e controle financeiro. Possui vasto interesse em ampliar os conhecimentos na área de Consumo e Marketing.

Foto

Thaynara Martins -

 

Graduanda em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem experiência na área de Recursos Humanos pela Embrapa Agroindústria de Alimentos. No momento, atua junto ao projeto de pesquisa sobre o consumo, tendo grande interesse também em ampliar seus conhecimentos na área de Marketing CRM e Marketing sensorial.