O evento

V ENEC

V Encontro Nacional de Estudos do Consumo e I Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo

Período
15, 16 e 17 de setembro de 2010

Horário
09:00 às 18:00 horas

Local
Escola Superior de Propaganda e Marketing/ESPM
Rua do Rosário, 90
Centro – Rio de Janeiro/RJ

Tema
Tendências e ideologias do consumo no mundo contemporâneo

Nas últimas décadas observamos uma transformação fundamental no que tange à esfera do consumo nas sociedades contemporâneas: este passou de um ato concebido como essencialmente privado para outro em que as ações de consumo são vistas como tendo conseqüências públicas e originado-se da própria esfera pública, diluindo a rigidez entre esses dois domínio. Questões éticas, de sustentabilidade, de saudabilidade, tecnológicas e de valorização da origem dos produtos parecem ser as grandes linhas mestras que orientam as escolhas e as ações de consumidores. Onde anteriormente predominavam o gosto individual e as restrições étnicas, religiosas e de classe, entre outras, hoje encontramos um novo processo de construção da responsabilidade social e individual que necessariamente passa por uma reflexão sobre as conseqüências das ações e escolhas de consumo. Destaca-se, nesse contexto, uma nova relação entre o social e o econômico que se caracteriza por uma redefinição de ambos, tornando suas fronteiras cada vez mais fluidas. Na oportunidade do V Encontro Nacional de Estudos do Consumo e do I Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo, discutiremos essas novas questões trazidas pelo reconhecimento dessa transformação.

Promotoras

CAEPM

UFRRJ

PPGA UFF

FCSHCRIA


Apoio

Governo FederalCapes

Governo do Rio de JaneiroFAPERJ


Produção

Jurubeba


Have your say

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

You must be logged in to post a comment.