V ENEC

V Encontro Nacional de Estudos do Consumo e I Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo

Período
15, 16 e 17 de setembro de 2010

Horário
09:00 às 18:00 horas

Local
Escola Superior de Propaganda e Marketing/ESPM
Rua do Rosário, 90
Centro – Rio de Janeiro/RJ

Tema
Tendências e ideologias do consumo no mundo contemporâneo

Nas últimas décadas observamos uma transformação fundamental no que tange à esfera do consumo nas sociedades contemporâneas: este passou de um ato concebido como essencialmente privado para outro em que as ações de consumo são vistas como tendo conseqüências públicas e originado-se da própria esfera pública, diluindo a rigidez entre esses dois domínio. Questões éticas, de sustentabilidade, de saudabilidade, tecnológicas e de valorização da origem dos produtos parecem ser as grandes linhas mestras que orientam as escolhas e as ações de consumidores. Onde anteriormente predominavam o gosto individual e as restrições étnicas, religiosas e de classe, entre outras, hoje encontramos um novo processo de construção da responsabilidade social e individual que necessariamente passa por uma reflexão sobre as conseqüências das ações e escolhas de consumo. Destaca-se, nesse contexto, uma nova relação entre o social e o econômico que se caracteriza por uma redefinição de ambos, tornando suas fronteiras cada vez mais fluidas. Na oportunidade do V Encontro Nacional de Estudos do Consumo e do I Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo, discutiremos essas novas questões trazidas pelo reconhecimento dessa transformação.

Promotoras

CAEPM

UFRRJ

PPGA UFF

FCSHCRIA


Apoio

Governo FederalCapes

Governo do Rio de JaneiroFAPERJ


Produção

Jurubeba