O ISSN 2358-2294 foi atribuído à publicação online “Anais do ENEC”. Uma das principais atividades do Grupo de Estudos do Consumo é a organização de eventos científicos sobre o tema. Ao final desta página, é possível acessar informações específicas sobre cada uma das edições anteriores do ENEC.

Breve Histórico
Em 2004, o grupo realizou o I ENAC (Encontro Nacional de Antropologia do Consumo), que abordou o tema “CONSUMO, CULTURA E IDENTIDADE”, discutindo as diversas formas pelas quais as identidades modernas se constituem através das práticas e discursos sobre o consumo.
Em 2005, o II ENAC debateu o tema “OS NOVOS PODERES DO MERCADO”, centrando-se no debate sobre a mercantilização da cultura, a construção da responsabilidade social e ambiental dos consumidores e do mercado e, ainda, a análise de noções aparentemente paradoxais como “socialismo de mercado” e “capitalismo solidário”.
Em 2006, após mudar o nome do evento para Encontro Nacional de Estudos do Consumo, assumindo com isso uma perspectiva multidisciplinar, o III ENEC abordou o tema “TEMPOS E ESPAÇOS DO CONSUMO EM UMA PERSPECTIVA COMPARADA”. Buscou, desta forma, compreender as diversas modalidades de consumo e os diferentes tipos de sociedades de consumo, ao longo de eixos históricos e geográficos diversificados. Nesta ocasião, o Grupo de Estudos do Consumo alterou a periodicidade do evento, que se tornou bianual.
Em 2008, o IV ENEC abordou o tema “NOVOS RUMOS DA SOCIEDADE DE CONSUMO?”, discutindo as transformações das sociedades contemporâneas e suas relações com o consumo.
No ano de 2010 aconteceu o V ENEC e o I Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo, com a temática “TENDÊNCIAS E IDEOLOGIAS DO CONSUMO NO MERCADO CONTEMPORÂNEO”, que visava a discutir as transformações da esfera do consumo, em especial, o fato de que questões éticas, de sustentabilidade, de saudabilidade, tecnológicas e de valorização da origem dos produtos parecem ser as grandes linhas mestras que orientam as escolhas e as ações de consumidores.
Em 2012, aconteceu a 6ª edição do ENEC e a 2ª do Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo, que abordou o tema “VIDA SUSTENTÁVEL: PRÁTICAS COTIDIANAS DE CONSUMO”.
Em 2014, acontecerá a 7ª edição do ENEC em paralelo com o III Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo e o I Encontro Latino-Americano de Estudos do Consumo. com o tema “MERCADOS CONTESTADOS – AS NOVAS FRONTEIRAS DA MORAL, DA ÉTICA, DA RELIGIÃO E DA LEI”.

Edições Anteriores

VIII ENEC – Rio de Janeiro, 24 a 26 de setembro de 2008

VII ENEC – Rio de Janeiro, 24 a 26 de setembro de 2014

VI ENEC – Rio de Janeiro, 12 a 14 de setembro de 2012

V ENEC – Rio de Janeiro, 15 a 17 de setembro de 2010

IV ENEC – Rio de Janeiro, 24 a 26 de setembro de 2008