GT 01 – Politização e ambientação do consumo

Quando O Orgânico Fica “Rótulo”: Discussões Críticas Sobre Consumo e Agroecologia a partir de um Empreendimento de Economia Solidária / Daniela Viegas da Costa Nascimento (PUC-Minas), Jaqueline Araújo da Silva (PUC-Minas), Marcelo de Rezende Pinto (PUC-Minas), Maytê Cabral Mesquita (PUC-Minas)

Articulando a Transformative Consumer Research e a Comunicação Não-Violenta para Redução da Fome entre Grupos Vulneráveis / Gustavo Tomaz de Almeida (PUC-Minas), Bruno Medeiros Assimos (PUC-Minas), Georgiana Luna Batinga (PUC-Minas), Marcelo de Rezende Pinto (PUC-Minas)

Ethos e Desafetos: Retórica e Autoridade no Consumo / Alexandre Henrique Carvalho Teixeira (FIAM-FAAM), Maíra Martins Moraes (IESB – Instituto de Educação Superior de Brasília)

Consumo Político e Ativismo Vegano na cidade do Natal/RN: boicotes, compra intencional, materialização de valores e dilemas da politização do consumo na vida cotidiana / Diego Breno Leal Vilela (UFRN)

Novas tendências do consumo alimentar na Feira da Sustentabilidade em Chapada dos Guimarães: a busca pelo natural. / Juliana Abonizio (UFMT), Maria Luisa Jimenez Jimenez (UFMT)

Práticas de consumo alimentar de filiados/as a partidos de esquerda (PT e PSOL – Pernambuco/BR) / Jaqueline Ferreira Holanda de Melo (UFRPE), Marcelo Machado Martins (UFRPE), Raquel de Aragão Uchôa Fernandes (UFRPE)

GT 02 – Consumo, Inclusão Social e novas Configurações Subjetivas

Mulheres em bar: consumo, lazer e gênero em dois bares na cidade de Juiz de Fora (MG) / Euler David de Siqueira (IM/UFRRJ), Gracielly Amorim Rocha (UFJF)

O consumo de alimentos no contexto do Bolsa Família / Ana Alice Taborda (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Luxar! O consumo popular e a representação social do luxo. / Maria Angeluce Soares Perônico Barbotin (UFPB), Marcilene Souza dos Santos (UFPB)

Não parece, mas é: alimentacao e violações de direitos na infância / Raquel de Aragão Uchôa Fernandes (UFRPE), Alisson Henrique dos Santos Rosendo (UFRPE), Michelle Cristina Rufino Maciel (UFRPE), Priscilla Karla da Silva Marinho (UFRPE)

Consumo e Dinheiro: o básico, o supérfluo e as questões morais em uma favela carioca / Michele de Lavra Pinto (ESPM)

Cozinha e cidade: os processos de reinserção de mulheres cozinheiras da Zona Portuária frente a um novo cenário de políticas públicas e mercado consumidor / Clara Maria Abdo Guimarães (UFF)

Estamos alunos: um estudo sobre a identidade contemporânea dos alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro / Fábio Facchinetti Freire (Exército Brasileiro)

“Eu tinha corpo de atriz”: revista Caras e mulheres de salões de beleza populares / Fabiana Moraes (UFPE)

A incorporação seletiva do discurso “vida saudável” na dinâmica das escolas / Maíra Martins Moraes (IESB – Instituto de Educação Superior de Brasília), Alexandre Henrique Carvalho Teixeira (FIAM-FAAM)

O Consumo de Roupas de “Segunda Mão”: Uma Pesquisa Etnográfica em Brechós de Baixa Renda de Belo Horizonte / Paula Karina Salume (PUC-Minas), Bruno Medeiros Assimos (PUC-Minas), Gabriel Henrique Ávila Silva (PUC-Minas), Marcelo de Rezende Pinto (PUC-Minas)

A Socialização do Consumo de Crianças e de Seus Pais no Contexto de Baixa Renda: Uma Via de Mão Dupla? / Marcelo de Rezende Pinto (PUC-Minas), Luiz Antônio Mattos do Carmo (PUC-Minas), Regina Maria dos Santos (PUC-Minas), Sara Pimenta Resende (PUC-Minas)

Jovens da periferia da Zona Oeste de São Paulo/SP e os desafios da inclusão na Sociedade do Consumo / Paula Nascimento da Silva Moura (Fundação Herminio Ometto – Uniararas)

GT 03 – Moda, arte e design: a composição estética da vida social

As joias dos mortos e as joias dos vivos: estudo antropológico sobre circulação e transmissão de adereços de família / Aline Lopes Rochedo (PPGAS/UFRGS)

Ativismo na joalheria contemporânea / Ana Neuza Botelho Videl (Universidade Federal do Cariri), Kátia Medeiros de Araújo (Universidade Federal de Pernambuco)

A Estetização do(s) Gênero(s) na Moda Contemporânea: discussões a partir da Marca Gucci / Mario de Faria Carvalho (Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste), Márcia Taísa da Silva (UFPE)

Tendência(s) de Mercado e Questões de Gênero(s): Identidades e Novas Dinâmicas da Moda Contemporânea / Mario de Faria Carvalho (Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste), Gabriela Rabelo Silva (UFPE)

A influência das princesas na construção da imagem do feminino: Branca de Neve, Bela Adormecida e Cinderela, suas estórias originais, suas representações nos filmes da Disney e no cinema contemporâneo / Ana Paula Celso de Miranda (UFPE), Maria Geisiane Feitosa Bezerra (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO), Olga Maria Coutinho Pepece (UEM)

Ambientes comerciais: Novas categorias para o século XXI / Karine Petry de Aguiar (Arquiteta)

Figurino como narrativa não verbal: uma análise de Daenerys Targaryen da série Game of Thrones / Ana Paula Celso de Miranda (UFPE), Diane Maria da Silva (Universidade Federal de Pernambuco), Olga Maria Coutinho Pepece (UEM)

GT 04 – Globalização e circulação de bens e pessoas

FACEBOOK: a rede social como plataforma de experiências de consumo de intercambistas de graduação / Mariana Coêlho Libonati (UFRPE), Maria Alice Vasconcelos Rocha (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

“Otaku come de hashi”: a alimentação como prática social no Anime Friends / Pedro Henrique Conceição dos Santos (Universidade Federal Fluminense)

Os Novos Centros de Compras Ambulantes no Fluxo Urbano: Uma Abordagem sobre as Relações de Consumo em BRTs no Grande Recife / Marília do Nascimento Silva (Universidade Federal de Pernambuco), Priscilla Karla da Silva Marinho (UFRPE)

Consumo, significado e souvenir turístico em Tiradentes – MG, Brasil / Renata Silva Santos Camargo (IF Sudeste MG)

GT 05 – Tendências do consumo alimentar

Guloseimas para animais de estimação: notas sobre afeto, alimentação e mercado pet / Andréa Barbosa Osório Sarandy (UFF)

A comida dos homens e a comida dos espíritos: um estudo sobre práticas alimentares no Candomblé e na Umbanda / Fábio da Silva Gonçalves (Universidade Federal de Minas Gerais), Daniel Coelho de Oliveira (Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Insegurança alimentar na Europa: um tema não convidado à exposição universal / Cristina Almeida Cunha Filgueiras (PUC-Minas)

Comida de pet: comensalidade interespécie / Juliana Abonizio (Universidade Federal de Mato Grosso), Eveline dos Santos Teixeira Baptistella (Universidade Federal de Mato Grosso)

Investigando a Cultura de Consumo Alimentar em Famílias do Interior de Minas Gerais / Antônio Guimarães Campos (CEFET-MG), Bernardo Carlos Spaulonci Chiachia Matos de Oliveira (PUC-SP)

Fitness e Gourmet: duas faces do consumidor contemporâneo / Juliana Abonizio (Universidade Federal de Mato Grosso), Luzia da Silva Arruda (Universidade Federal de Mato Grosso), Neuza Cristina Gomes da Costa (UFMT)

Consumo e Tradição na Relação Pescadores X Turismo em Cananéia – SP / Ricardo Frota de Albuquerque Maranhão (Academia Brasileira de Gastronomia)

A alimentação frente as “demandas” de uma sociedade moderna e de consumo / Tatiana Aparecida Balem (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA), Andressa Lúcia Pereira de Mello (Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos), Ethyene de Oliveira Alves (Instituto Federal Farroupilha – Campus Julio de Castilhos), Jordano Pereira Moreira (Instituto federal farroupilha- campus julio de castilhos), Juliano de Carvalho Coelho (Instituto Federal Farroupilha -Campus Júlio de Castilhos)

Comportamento do consumidor e os valores culturais do queijo minas artesanal / Lelis Maia de Brito (Fundação Getúlio Vargas), Lidiane Nunes da Silveira (Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ouro Preto)

O comércio do Mercado Municipal de São Paulo e as interfaces com a antropologia da alimentação / Talita Prado Barbosa Roim (Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – Unesp)

O Pão Nosso de Cada Dia: Representações dos Pratos Alegóricos do Brasil e de suas Culinárias Regionais / Luiz Antônio Mattos do Carmo (PUC Minas), Adriano de Mendonça Joaquim (Puc Minas), Maytê Cabral Mesquita (PUC Minas), Sara Pimenta Resende (PUC Minas)

O Consumo Alimentar de Luxo: Um olhar sobre os Food Halls na cidade de São Paulo / Juliana Giolo Zancheta (Universidade Estadual Paulista – UNESP)

Afasta de mim essa tentação! O duelo entre o prazer e o dever nas decisões de alimentação e lazer de consumidores de produtos saudáveis / Sergio Silva Dantas (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Adriano de Mendonça Joaquim (Puc Minas), Marcelo de Rezende Pinto (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Matheus Lemos de Andrade (PUC MINAS)

Tendencias de la gastronomía mexicana: un balance y acercamiento crítico / Ricardo Hernández López (UAEM), Andrés López Ojeda (Universidad Autónoma del Estado de México (UAEM)), Carmen Pérez Camacho (C2 Cultura y Ciudadania AC), Celia Guzman Hernández (Universidad Autónoma del Estado de México (UAEM)

Estudo comparativo entre Brasil, Reino Unido e Espanha sobre o “comer fora de casa”: a partir dos dados estatísticos oficiais / Maycon Noremberg Schubert (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Cecilia Díaz Méndez (Professora Titular), Sergio Schneider (UFRGS)

A transformação dos hábitos de comer fora de casa à luz da gourmetização e da gastronomia: o caso dos cafés especiais / Mauricio Piatti Lages (Universidade de Brasília)

GT 06 – O comportamento do consumidor sob as lentes interpretativas da Consumer Culture Theory

Esses homens maravilhosos e suas máquinas “voadoras”: um estudo exploratório sobre uma comunidade de amantes do Opala / Georgiana Luna Batinga (PUC Minas), Marcelo de Rezende Pinto (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Matheus Lemos de Andrade (PUC MINAS)

O Ato de Presentear em Relações Amorosas Incipientes: Uma investigação Interpretativa Sobre o Reflexo do Amor em Bens Materiais / Bruno Medeiros Assimos (PUC Minas), Georgiana Luna Batinga (PUC Minas), Gustavo Tomaz de Almeida (PUC Minas), Marcelo de Rezende Pinto (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)

Vovó, vamos almoçar? Claro! Em qual shopping? / Adriano de Mendonça Joaquim (Puc Minas), Fabiana Gonçalves Meira da Silva (Faculdade Milton Campos), Matheus Lemos de Andrade (PUC MINAS), Sergio Silva Dantas (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

#esseperfumemarcouminhavida: Netnografia da Página Marcária de O Boticário sob a Perspectiva do Design Emocional. / Ana Paula Celso de Miranda (UFPE), Annyairam Rodrigues Batista (UFPE), Izabela Domingues da Silva (CAA/UFPE)

Crowdsourcing na Web: A Inteligência Coletiva a Serviço da Atração de Consumidores de joias de opala / Bartos Batista Bernardes (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ – IFPI), Joaquim Ruan do Nascimento Gomes (IFPI), William Andrade Silva (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ)

Agora sou mãe: Um estudo sobre o consumo simbólico das roupas como meio de construção da identidade materna / Natassia de Melo Gomes (URRRJ), Ruane Pereira Cordeiro (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Severino Joaquim Nunes Pereira (UFRRJ)

Do Patriarcal ao Monoparental: Consumo Material e a Construção de Identidade da Família monoparental Feminina / Andre Henrique Sousa Barros (UFRRJ), Ruane Pereira Cordeiro (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Severino Joaquim Nunes Pereira (UFRRJ)

Velha é a vovozinha: uma análise interpretativa do consumo e estigma associado a identidade de idade de mulheres após os 65 anos / Ruane Pereira Cordeiro (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Andre Henrique Sousa Barros (UFRRJ), Natassia de Melo Gomes (URRRJ), Severino Joaquim Nunes Pereira (UFRRJ)

Análise Semiótica do ‘Masterchef’: Entretenimento ou Difusão do Saber Gastronômico? / Marcos da Veiga Kalil Filho (Universidade Federal Fluminense), Claudia Mesquita Pinto Soares (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO), Rodrigo Carnevale Rodrigues (UFRJ)

Eu tenho a força! A popularização do consumo de suplementos alimentares / Rosana Oliveira da Silva (UNIVERSIDADE UNIGRANRIO), Denise Franca Barros (Unigranrio), Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia (ESPM)

Consumo e Cultura de Morte: Uma Análise sob a Perspectiva de CCT / Klaus Pereira da Silva (UNIGRANRIO), Denise Franca Barros (Unigranrio)

GT 07 – Personagens, práticas e representações sobre alimentação no ciberespaço

“Vem, monstro !”: suplementação alimentar e masculinidade hegemônica em perfis de homens fitness no Instagram / Diego Santos Vieira de Jesus (ESPM-Rio)

Eu sou o que como: As Musas do Instafit e a adoção de novos hábitos alimentares para a construção do corpo sarado / Ana Carolina Machado Fernandes (Universidade Federal Fluminense)

A rede imprescindível: o papel da internet na busca do alimento halal para muçulmanos do Rio de Janeiro / Thaís Chaves Ferraz (UFF)

Supermercados Virtuais na cidade de São Paulo: Uma análise sobre startups de varejo alimentar / Juliana Giolo Zancheta (Universidade Estadual Paulista – UNESP)

Do Açougue à Academia: Comunicação, Estetização e Vigilância na Plataforma Academia da Carne da Friboi / Izabela Domingues da Silva (CAA/UFPE)

Veganismo no Ciberespaço / Fabíola Ribeiro Duarte (Universidade Federal de Goiás), Janine Helfst Leicht Collaço (Universidade Federal de Goiás)

O Caderninho de Receitas Veganas Está Nas Nuvens / Lidiane da Silva Hirdes (UFPel), Renata Menasche (UFPel)

Do picolé à paleta: Narrativas sobre consumo a partir do meme Raio Gourmetizador / Marina Roale Fabricio Rodrigues (UFF)

Do picolé à paleta: Narrativas sobre consumo a partir do meme Raio Gourmetizador / Marina Roale Fabricio Rodrigues (UFF)

GT 08 – Mercados Contestados

A Indicação Geográfica do salame de Colônia Caroya na Argentina / Andreia Cristina Resende de Almeida (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

A mercantilização em contramovimento: relações de reciprocidade e coesão social na Agricultura Sustentada pela Comunidade em Minas Gerais / Daniele Eckert (UFRGS), Fabio Bittencourt Meira (Escola de Administração UFRGS)

Controvérsias na produção do queijo artesanal de leite cru: uma análise comparativa entre o caso de Minas Gerais e Santa Catarina / Clovis Dorigon (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri), Arlene Renk (Unochapeco)

Gramáticas do veganismo no Brasil: novos valores em ascensão? / Felipe da Luz Colomé (UFRGS)

Pronaf Mais Alimentos, inovações tecnológicas e integração agroindustrial dos agricultores familiares produtores de aves / Irme Salete Bonamigo (UFRJ), Arlene Renk (Unochapeco), Clovis Dorigon (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri)

Visões sobre o mexilhão: análise comparativa entre a Praia de Piratininga e a Praia Grande em Niterói (RJ) / Gabriel Calil Maia Tardelli (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Ismael Andres Stevenson Dechelette (UFF)

A DOENÇA MINIATURIZADA: Reflexões sobre a reprodutibilidade de doenças e a comercialização de “camundongos humanizados” / Ana Catarina dos Santos Holtz (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Bloco produto e Produto no bloco: Tensões e relações entre economia e cultura no carnaval dos blocos de rua do Rio de Janeiro hoje / Marina Bay Frydberg (Univerdade Federal Fluminense), Alex Kossak (Universidade Federal Fluminense), Gustavo Portella Machado (Universidade Federal Fluminense)

Notas introdutórias sobre os serviços de criogenia e suas implicações na esfera do consumo, corpo e subjetividade / Paola Mazzilli (PUC – SP), Amanda da Penha Ovando (ESPM)

Airbnb e seus anfitriões: empreendedorismo, comércio e colaboração na economia de compartilhamento / Maria Elisabeth Goidanich (UFSC)

Aprender a apreender as relações com o mundo do trabalho: uma experiência na economia popular solidária / Andre Luciano Viana (FEEVALE)

Comodificação, a controversa passagem de ‘quase tudo’ à qualidade de mercadoria / Ceres Grehs Beck (UFCG – Universidade Federal de Campina Grande)

Mercadores de obrigações: crédito, dádivas e reciprocidade na troca de valores na feira da 25 de Setembro em Belém/Pa / José Maria Ferreira Costa Júnior (Universidade Federal do Pará)

O acesso e consumo de água nas camadas pauperizadas: direito x mercado / Dinar Souza da Silva (UFRPE), Laura Susana Duque Arrazola (UFRPE)

O Marketing de Rede e a Mercantilização das Relações Sociais / Lucas Santos Cerqueira (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG), Lucas Silva das Chagas (Universidade Federal do Rio Grande – FURG), Márcio André Leal Bauer (Professor da Universidade Federal do Rio Grande – FURG)

GT 09 – A organização social do consumo: sociologia do marketing e intermediários comerciais

A sociocultural approach to craft beer production and consumption (*) (CERVEJA ARTESANAL CARIOCA: A FABRICAÇÃO DE UMA CULTURA) – Marisol Goia (FGV/UFRJ), Renato Lago Pereira Chaves (FGV/EBAPE)

Star Wars: Força na Alma da Marca / Georgina Venancio de Queiroz (DeVry FBV), Gabriela Rocha Barros Coelho (FBV/DEVRY), Janaina de Holanda Costa Calazans (Faculdade Boa Viagem)

O GARIMPO PELA AUTENTICIDADE: Os significados da autenticidade no consumo de discos de vinil de primeira prensagem no Brasil / Marco Resende Rapeli (ESPM)

Conversações inovadoras: reflexões sobe o uso de pesquisas de tendências / Breno da Silva Carvalho (UFBA)

Descobrindo uma ordem no consumo: o novo papel da antropologia e do marketing / Aluysio Augusto de Athayde Neno (HAU Inc), Haluysio Netto (Sócio-fundador)

Dimensões teóricas da Comunicação na construção de objetos de pesquisa sobre a publicidade de alimentos direcionada às crianças / Mariana Rodrigues Barreiros da Silva (ICICT/Fiocruz)

Cornucópia equivocada: Abundância, doença e resgate na alimentação infantil / Alexandre Henrique Carvalho Teixeira (FIAM-FAAM), Maíra Martins Moraes (IESB – Instituto de Educação Superior de Brasília)

Publicidade, Consumo e Entretenimento: Uma Análise Crítica do Discurso de uma Marca de Cerveja Brasileira no Facebook / Daniel Castro dos Santos (UFRRJ), Severino Joaquim Nunes Pereira (UFRRJ)

“Mãe de shopping”: A Representação da Figura Materna nas Campanhas Publicitárias do Dia das Mães / Maytê Cabral Mesquita (PUC Minas), Adriano de Mendonça Joaquim (Puc Minas), Luiz Antônio Mattos do Carmo (PUC Minas), Matheus Lemos de Andrade (PUC MINAS)

A propaganda e seu valor social: Estudo antropológico sobre as promoções imagéticas divulgadas pelo site Peixe Urbano / Sara Talita Costa Câmara (UFRN)

Storytelling e Servile Brands: estratégias para fomentar (novas) experiências de consumo do smartphone / Luciane Pereira Viana (FEEVALE)

A influência dos vblogs de culinária no sistema cultural e social de representação dos mercados: participação, compartilhamento e novos modos de usos dos alimentos / Cinthya Pires Oliveira (UFF), Jose Mauro Gonçalves Nunes (Ebape/FGV)

Interfaces entre trabalho e consumo: uma proposta de discussão acerca das definições sobre o processo de co-criação / Rosana Córdova Guimarães (FGV-EAESP)

Além dos alimentos funcionais e fitness: desinformação, hedonismo e bem estar / Solon Bevilacqua (UFG), Cláudia Soares Silva do Nascimento (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS), Fernanda Rodrigues Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS)

Morri! Quem vai herdar meus bens digitais? / Milena do Socorro Oliveira Albuquerque (PUC RIO)