ANAIS DO VII ENEC

GT 01

Consumo Colaborativo em Porto Alegre: Vamos de Bike Poa? / Marcia Dutra de Barcellos (PPGA/UFRGS), Camila Scherdien da Silva

Conexões e fluxos socioculturais que constituem a feira orgânica do bairro Barro Vermelho – Vitória/ES / Renata Venturim Bernardino (UFES), Eliana Santos Junqueira Creado (UFES)

Empreendedorismo Social em perspectiva Global: (Des)politização, Consumo e Mercado de Ideias em torno do Bem Comum / Vander Casaqui (ESPM-SP), Angelina Sinato (ESPM-SP)

Consumo em um mercado contestado: reflexões sobre o caso do pescado no Brasil / Marie Anne Najm Chalita (Instituto de Pesca/APTA/SAA/SP)

Inovações Sociais em Práticas de Economia Solidária e Fair Trade: um estudo sobre pequenos agricultores no sul de Minas / Rodrigo Cassimiro de Freitas (UFLA), Cleber Carvalho de Castro (UFLA), Raphael de Morais (UFLA), Bernardo de Almeida Villela (UFLA)

Greenwashing no Brasil: um Estudo sobre os Apelos Ambientais nos Rótulos dos Produtos / Paula Goerg (Instituto Market Analysis), Bianca Helena Fermiano (Instituto Market Analysis), Diego Iturriet Dias Canhada (Instituto Market Analysis), Michele Hartmann Feyh Afonso (Instituto Market Analysis)

“Nos unimos para consumir diferente”:
O consumo de orgânicos na Feira Agroecológica do Benfica
/ Nadja Ohana Soares Guilherme (CPDA/UFRRJ)

Consumo responsable de servicios públicos domiciliarios / Fredy López-Pérez (Universidad de Medellín), Jhonniers Guerreo-Erazo (Universidad Tecnológica de Pereira)

A atuação dos grupos de consumo responsável no Brasil: expressões de práticas de resistência e intercâmbios em rede / Thais Silva Mascarenhas (Instituto Kairós), Juliana Gonçalves (Instituto Kairós), Ligia Scarpa Bensadon (CPDA/UFRRJ; Fórum Brasileiro de Economia Solidária)

Água no semiárido nordestino: significação social e valores para prática e consumo sustentável / Ângela Maria Cavalcanti Ramalho (UFCG/UEPB), Gesinaldo Ataíde Cândido (UFCG), Sandra Sereide Ferreira da Silva (UFCG)

O desafio do consumo sustentável no contexto das mulheres participantes do Programa Mulheres Mil em Sergipe / Rosana Rocha Siqueira (PRODEMA/UFS), Maria José Nascimento Soares (PRODEMA/UFS)

Consumo sustentável no imaginário e nas práticas da nova classe média: um estudo de caso / Izabelle Vieira (CPDA/UFRRJ), Fátima Portilho (CPDA/UFRRJ)

Consumo Sustentável nas Classes Populares / Helena Dantas Waquil (Unisinos), Marcelo Jacques Fonseca (Unisinos), Rodrigo Bisognin Castilhos (PPGA/UFRGS)

GT 02

“Eu tenho fé em Deus que eu vou fazer um cartão pra mim”: Representação Social da Poupança e do Cartão de Crédito para Indivíduos das Classes Populares / Maria Angeluce Soares Perônico Barbotin (UFPb), Anderson Moebus Retondar (UFPb)

“Lazer!? Para mim!?…” – Entendendo o Consumo de Lazer por Mulheres de Baixa Renda / Georgiana Luna Batinga (PUC-Minas), Marcelo de Rezende Pinto (PPGA/PUC-Minas)

“Comprando o jogo” em terras estrangeiras: a capoeira como um produto de mediação entre imigrantes e europeus / Bernardo Conde (PUC-Rio)

A Posse de um Smartphone e
os Traços de uma Subjetividade Conectada
/ Cristina Petersen Cypriano (PUC-Minas), Francisco Coelho dos Santos (UFMG)

Qual a “parêa” que eu vou vestir? Pensando o consumo de roupas e acessórios dos jovens do bairro São José em João Pessoa-PB / Jéssica Karoline R. da Silva (PPGAS/UFRN)

La Ciudad del Consumo: Nuevos roles simbólicos y territoriales de los espacios de consumo en la ciudad latinoamericana / Rosa Liliana De Simone (PUC-Chile)

Juventudes, consumo e subjetividade no universo da Socioeducação / Izabela Jatene de Souza (PUC-Rio; UFPA)

A Internet e as novas dimensões do consumo / Francisco Coelho dos Santos (UFMG), Cristina Petersen Cypriano (PUC-Minas)

A nova classe média brasileira e a produção social da dívida / Moisés Kopper (UFRGS), Carolina Rispoli Leal (PUC-RS)

Nova Classe Trabalhadora: A Ressignificação do Consumo sob a Ótica do Capital Simbólico / Alice Cunha Cardoso Machado (EBAPE/FGV), José Mauro Gonçalves Nunes (EBAPE/FGV; IFHT/UERJ)

Educação Inserida no Contexto da Cultura Participativa:
Investigação Exploratória das Práticas de Consumo para Reconfiguração da Sala de Aula
/ Alessandra Maia (PPGCOM/UERJ),
Carmem Prata (PPGCOM/UERJ), Fernanda Luz (Université de Limoges)

Consumo, Subjetividade e Afetos no Espaço Escolar / Camila Castanho Miranda (PUC-Rio)

Lazer, Cultura e Consumo na Perspectiva de Idosos / Marcelo de Rezende Pinto (PPGA/PUC-Minas), Danielle Ramos de Miranda Pereira (Fundação João Pinheiro)

“Eu vou, eu vou… pro Shopping agora eu vou…” – Os Significados dos Shopping Centers para Consumidores Jovens da Nova Classe Média / Sara Pimenta Resende (PPGA/PUC-Minas), Marcelo de Rezende Pinto (PPGA/PUC-Minas), Aryane Ribeiro Máximo (PPGA/PUC-Minas), Ramon Silva Leite (PPGA/PUC-Minas)

Consumo, Identidades e Sociabilidades entre Jovens Adolescentes de Segmentos de Baixa Renda em João Pessoa / Anderson Moebus Retondar (UFCG)

A integração social com a cidade sob a perspectiva do consumo pós transformação habitacional: um estudo sobre os efeitos reais do Programa de Saneamento Integrado da Bacia do Beberibe em Recife / Stella D’Angelis Rodrigues Rocha (UFRPE)

Celular, Imagem e Emoção: o Consumo e a Apropriação dos Telefones Celulares na Construção do Olhar dos Jovens sobre sua Comunidade / Romulo Tondo (UFSM)

Do morro ao Condomínio: Um estudo sobre a mudança do padrão de consumo doméstico de famílias beneficiadas por apartamentos do PAC do Morro do Preventório / Shirley Alves Torquato (NEMO-UFF)

Pensando a inclusão social através do consumo: algumas práticas reveladoraso / Eliana Vicente (UFJF)

GT 03

Gosto não se Discute? Uma Problematização Teórica sobre o Gosto Estético do Consumidor / Renato Hübner Barcelos (PPGA/UFRGS)

Arte indígena e Alta costura: desenhos kene Shipibo-Konibo na moda peruana / Luisa Elvira Belaunde (PPGAS/UFRJ)

Novas Criações Têxteis Como Fator Diferecial No Mercado Global / Regina Camboim (USP), Suzana Avelar (PUC-SP)

Estilo e performances do “bom gosto” nas imagens do Pinterest / Márcia de Mesquita Carvalho (PPGA/UFF)

Fronteiras estéticas e morais na construção da auto-identidade pós-hardcore punk: um estudo de caso acerca das modas jovens undergrounds de Fortaleza / João Paulo Braga Cavalcante (UFC)

Projeto Gráfico na editora Cosac Naify: discussão de alguns resultados de pesquisa / Leonardo Nóbrega da Silva (IESP/UERJ)

Os Diferentes Papéis da Moda no Universo Hip Hop / Deyse Pinto de Almeida (UFJF)

O que querem as “piriguetes”? Moda, comportamento e consumo: uma relação. / Fernanda Bonizol Ferrari (UFJF),
Elisabeth Murilho da Silva (UFJF)

O que querem as “piriguetes”? Moda, comportamento e consumo: uma relação / Fernanda Bonizol Ferrari (UFJF),
Elisabeth Murilho da Silva (UFJF)

Farda e FEM: notas preliminares sobre mulheres policiais e sua práticas de consumo / Thaís Chaves Ferraz (PPGA/UFF), Jéssica Celina Fernandes Farnezi (UERJ),
Nubia Silva dos Santos (PUC-Rio)

Loira de verdade: o cabelo loiro como capital entre mulheres cariocas / Carlos Eduardo Fialho (UFF), Tatiana Miranda (PPGSD/UFF, IBGE)

O consumo de lingerie na cultura brasileira: éticas e estéticas / Marisol Rodriguez Goia, Mariana Braga de Lima (FGV)

Parc Royal: um Magazine na modernidade carioca / Marissa Gorberg (CPDOC/FGV)

A Nostalgia no Comportamento Hipster: Apontamentos Sobre Moda, Tecnologia e Temporalidade / Wladimir Machado (ECo/UFRJ)

A Estética nos Bits de uma Rede Sociotécnica: uma Investigação Exploratória / Alessandra Maia (PPGCOM/UERJ), Fabíola Lourenço (PPGCOM/UERJ)

O consumo de vestuário em perspectiva comparada: Mulheres “fast” e Mulheres “slow” / Solange Riva Mezabarba, Maria Elisabeth Goidanich

Moda, arte e sociedade: O pioneirismo da maison Canadá-de-Luxe e a emergência da indústria fashion nacional nos anos 1950 / Claudia de Oliveira (EBA/UFRJ)

Super Vaidosas: consumo, autoestima e gênero em um blog de moda e beleza / Priscila Joyce de Souza Oliveira

Entre selfies, autorretratos, as TIC’s e a vida on/off: a autopoesis dos consumidores jovens de internet num bairro de periferia em Vila Velha-ES. / Patrícia P. Pavesi (UFF, UFES), Vinícius Lorde Dias (UFF, IFES)

Prestígio, poder e memória nas tramas de um vestido / Aline Lopes Rochedo (PPGAS/UFRGS)

Grupo – Dispositivo: Narrativas do Vestir em um Projeto de Escambo / Helena de Barros Soares (UFRGS), Inês Hennigen

Cópia e Inspiração: o Consumo na Criação das Estilistas Fluminenses / Priscila Cortes de Novais Lima Soares (PPGA/UFF)

Arte joalheria, um campo em vias de constituição. / Ana Neuza Botelho Videla (UFPE), Kátia Medeiros de Araújo (UFPE)

GT 04

Arroz: uma análise da organização da cadeia produtiva do alimento base na alimentação do brasileiro / Janaína Balk Brandão (UFRRJ), Ricardo Aimone Contreira (Unipampa)

Do “asfalto para a favela”, da “favela para o asfalto”: uma pesquisa etnográfica sobre a circulação e a vida social de móveis e eletrodomésticos / Silvia Borges Corrêa (ESPM-RJ), Michele de Lavra Pinto (CPDOC/FGV, ESPM-RJ)

Circulação de mercadorias entre os Wajãpi no Amapá / Camila Galan de Paula (PPGAS/USP)

Mercado de Bacalhau no Brasil: entre Globalização e Enraizamento / Anna Rosa Maria Lopane

Trajetórias de Pessoas e Objetos em Contexto de Assentamento de Reforma Agrária / Carmen Janaina Batista Machado (LEAA/UFPel), Renata Menasche (PPGAnt/UFPel; PGDR/UFRGS)

Pagando visitas: trocas materiais e simbólicas em localidades nos Rios Tapajós e Arapiuns, Santarém/PA/ Thais Helena Medeiros (Faculdades Integradas Tapajós), Lígia Augusta Amazonas Camargo Avishar (Faculdades Integradas Tapajós)

Direito aos Shoppings: consumo transnacional e segregação espacial em São Luís-MA / Jesus Marmanillo Pereira (UFPb), Anne Caroline Nava Lopes (UFMA), Silvia Cristianne Nava Lopes (UFMA)

Migração, Consumo Alimentar e Globalização: Fluxos entre Brasil e Europa / Carla Pires Vieira da Rocha (UFSC), Carmen Silvia Rial (UFSC)

Mercado de luxo no Rio de Janeiro: um estudo de sua dinâmica / Cecília Soares (IESP/UERJ)

Trânsitos, mercados e novos consumos: Os reflexos da reprodução social em sua constituição por regimes de troca entre palestinos residentes na cidade de Manaus / Bárbara Duarte de Souza (UnB)



GT 05


Prato de Classe: alimentação e mobilidade social ascendente / Juliana Abonizio (UFMT), Maria Luisa Jimenez Jimenez (UFMT)

Hábitos alimentares no Brasil: uma análise de seus fatores socioeconômicos e demográficos / Ana Luiza Neves de Holanda Barbosa (IPEA), Lívia Barbosa (PUC-Rio)

Tendências na Produção e Consumo de Produtos Lácteos Premium / Natália Rohenkohl do Canto (UFRGS), Marcia Dutra de Barcellos (UFRGS), Marilia Bonzanini Bossle (UFRGS), Fernanda Maciel Reichert (UFRGS)

Significados E Práticas Do Vegetarianismo Compartilhados Na Web: Um Estudo Netnográfico Em Duas Comunidades / Gisele Rosner Chouin, Celso Funcia Leme (COPPEAD/UFRJ), Leticia Moreira Casotti (COPPEAD/UFRJ), Mariana Braga Nogueira Cupolillo (COPPEAD/UFRJ)

As Gramáticas do Consumo no
Sul do Brasil: Consumerismo e a Ética do Cuidado
/ Felipe da Luz Colomé (UFRGS), Ricardo Mayer (UFSM)

“A gente vê comentar”: relações de proximidade e de confiança como certificadores da qualidade do queijo serrano / Fabiana Thomé da Cruz (PGDR/UFRGS), Evander Eloí Krone (PPGA/UFPE), Renata Menasche (UFPel, UFRGS)

De estigma a valorização: panoramas da comida de rua a partir da cidade de Porto Alegre / Caio Bonamigo Dorigon (Unisinos), Irme Salete Bonamigo, Patricia de Gomensoro Malheiros

Os Riscos no Consumo Alimentar: Práticas, Locus e Perspectivas sobre a Casa e a Rua / Flávia Galindo (UFRRJ), Fátima Portilho (CPDA/UFRRJ)

“Jesus não comia acarajé. Tinha acarajé na ceia?”: disputas na comercialização do acarajé / Debora Simões de Souza Mendel (Projeto Caixa de História)

Consumo alimentar e perfil socioeconômico dos alunos (as) da rede municipal de ensino do muinicípio de Serra Talhada – PE / Silvia Sibele da Mota e Silva (UFRPE), Nilvânia Nunes Plácida (Nutricionista do município de Serra Talhada – PE), Laura Susana Duque-Arrazola (UFRPE), Felipe Luiz Lima de Paulo (UFRPE)

Ecochefs, produtores e consumidores: atores e parceiros em uma feira orgânica carioca/ Daniel Coelho de Oliveira (Universidade Estadual de Montes Claros), Fátima Portilho (CPDA/UFRRJ), Maria Teresa Corção (Instituto Maniva)

Aprendendo a cozinhar: como o conhecimento culinário é compartilhado nos dias de hoje / Joana A. Pellerano (SENAC-SP)

Livre de Crueldade: Não-Consumo, Veganismo e Identidades / Jhessica Reia (ECo/UFRJ, CTS/FGV)

Os usos culturais das cafeterias Starbucks: uma análise das experiências revividas, imaginadas e inventadas / Amanda Costa Reis (PUC-Rio)

Reconexão entre produção e consumo, o papel do estado e dos consumidores: O caso do pavilhão da agricultura familiar da EXPOINTER/RS/ Maycon Noremberg Schubert (PPGS/UFRGS), Sergio Schneider (UFRGS)

Valores e atitudes nas práticas de consumo de produtos e alimentos naturais / Silvana Torquato (UFCG), Gesinaldo Ataíde Cândido (UFCG), Ângela Maria Cavalcanti Ramalho (UEPB)


GT 06


Subcultura jovem urbana e a expansão em rede de mercados informais de consumidores: o caso do movimento otaku em Fortaleza/ João Paulo Braga Cavalcante (UFC)

O Brincar Transformado em Mercadoria: Reflexões Sobre a Infância Pós-Moderna / Suzana Valente Battistella Lima (EAESP/FGV)

O Uso das Redes Sociais Online na Co-criação Publicitária: Novos Formatos de Propagabilizar a Mídia/ Letícia Salem Herrmann Lima (UTP, PUC-PR, ESIC e Grupo de Mídia de Curitiba)

Marketing e os novos limites entre público e privado no ciberespaço / Francisco Monteiro (UFF)

O Consumo como Mediador entre a Realidade e a Ficção / Kelly Pellizari (PPGA/PUC-Minas), Janaína Carla Borsagli (PPGA/PUC-Minas), Marcelo Rezende Pinto (PPGA/PUC-Minas)

Um Retrato da Produção Acadêmica do Tema Cultura e Consumo na Divisão Acadêmica de Marketing da ANPAD / Marcelo de Rezende Pinto (PPGA/PUC-Minas), Rafael Santos Correa (PPGA/PUC-Minas), Severino Joaquim Nunes Pereira (UFRRJ), Sara Pimenta Resende (PPGA/PUC-Minas)

Interacción Emocional Y Comunidad De Marca: El Caso Starbucks México en Facebook / Luceli Ponce (Université du Québec à Montréal), Benoit Cordelier (Université du Québec à Montréal)

Sustentabilidade como fantasia liberal-capitalista / José Luiz Aidar Prado (PUC-SP), Vinicius Prates (UNIP)

A supressão de informações relacionadas à nanotecnologia no vestuário com valor de moda: um estudo de caso / Julia Atroch de Queiroz (UFRPE), Maria Alice Vasconcelos Rocha (UFRPE)

Felicidade para consumo: uma questão moral, de Estado ou de mercado? / Viviane Riegel (Goldsmiths College), Raoni Gama (advogado)

Marcas globais como reprodutoras do estilo de vida cosmopolita por meio do consumo / Viviane Riegel (Goldsmiths College)

SUA DOAÇÃO É MEU NEGÓCIO: Reflexões a respeito do Empreendedorismo Social e a experiência de Crowdfunding brasileiros / Louise Scoz (PPGAS/UFRGS), Patrícia Kunrath Silva (PPGAS/UFRGS)

A obra Jogos Vorazes: o consumo ressignificado da estética nazista / Jerônimo Teixeira Strehl (UNIP)

Amazônia à venda: o discurso ambiental como mercadoria / Juliana de Oliveira (USP), Vicentini1 Helio Hintze (USP)


GT 07


Consumidores indignados: net ativismo contra as marcas nas redes sociais / Fábio Mariano Borges (PUC-SP, ESPM-SP, FGV, FAAP e FIA/USP)

O Poder das Redes Sociais Online nas Manifestações Ocorridas no Brasil / Williana de Souza Costa (PPGA/UFPB), Julietty Christielle L. dos Santos (PPGA/UFPB), Gabriela Silva Pires (PPGA/UFPB), Nelsio Rodrigues de Abreu (PPGA/UFPB)

O Poder das Redes Sociais Online nas Manifestações Ocorridas no Brasil / Williana de Souza Costa (PPGA/UFPB), Julietty Christielle L. dos Santos (PPGA/UFPB), Gabriela Silva Pires (PPGA/UFPB), Nelsio Rodrigues de Abreu (PPGA/UFPB)

Trip Advisor: as Interações em Rede e os Rituais de Consumo / Tatiana Cioni Couto (PPGMC/UFF)

Blogs de nutricionistas sobre alimentação saudável: ferramenta de comunicação social, educação pública, estrtégia comercial privada, moda ou alienação? / Juliana Grazini (Fundação Verakis), Renato Mader (ESPM-SP), Lorene Ismael (Fundação Verakis / FCNAUP-PT), Fabiola Freire (Fundação Verakis / FCNAUP-PT)

Notas etnográficas sobre consumo e percepção de perfumes nas redes sociais / Morgana de Melo Machado Hamester (UFSM)

Literatura que cabe na tela:
Uma análise da cultura participativa, consumo e conexões nos booktubers
/ Tauana Mariana Weinberg Jeffman (UNISINOS, UFSM)

As redes sociais e os movimentos críticos a aspectos do consumo / Mirian Raquel Buiz Mion (PPGPSI/UFRGS), Inês Hennigen (PPGPSI/UFRGS)

“Tô na net… pra estudar!” Decifrando os significados do curso de graduação a distância para jovens alunos / Marcelo de Rezende Pinto (PPGA/PUC-Minas), Sara Pimenta Resende (PPGA/PUC-Minas), Paula Karina Salume (PPGA/PUC-Minas)

Blogs de Moda como Fonte de Informação para as Consumidoras em João Pessoa / Priscila Venâncio da Silva, Nelsio Rodrigues de Abreu (PPGA/UFPB), Rayane Fernandes Mano

De 2010 a 2013: a conexão 3G e os aparelhos móveis nos contextos dos movimentos ciberativistas de Natal-RN-Brasil / Raquel Souza da Silva (PPGA/UFF)

Mercados Contestados – As novas fronteiras da moral, da ética, da religião e da lei / Sara Sousa Mendonça (PPGA/UFF)

Implicações dos Conteúdos Colaborativos Circulantes no Facebook e Twitter no Comportamento do Consumidor Brasileiro / Dayvisson Emanoel Silva de Souza, Renata Francisco Baldanza (PPGA/UFPB), Nelsio Rodrigues de Abreu (PPGA/UFPB)



GT 08


“O que é meu é seu ?!” – Seria o Consumo Colaborativo uma Inovação Social?/ Helena da Gama Cerqueira Andrade (PPGA/PUC-Minas), Marcelo Rezende Pinto (PPGA/PUC-Minas)

Autorregulamentação Contestada e a Resposta do Setor Publicitário: Uma Análise da Campanha “Confie no Conar”/ Glícia Maria Pontes Bezerra (PPGS/UFPE)

Bem-estar animal e bem-estar dos agricultores frente aos mercados agroalimentares mundializados / Irme Salete Bonamigo (Unochapecó), Arlene Renk (Unochapecó), Clovis Dorigon (Epagri)

Contribuições dos movimentos sociais para a mudança, incidência e criação de mercados/ Ivette Tatiana Castilla Carrascal (CEPPAC/UnB)

Crítica ao Consumo Através da Ética Ambiental: o Ambientalismo Latino-Americano de Héctor Leis e Eduardo Gudynas / Samir Araujo Casseb (UFMA)

Mercados Alimentares Locais: valores, interação social e instituições / Abel Perinazzo Cassol (GEPAD/UFRGS)

Na Trilha dos Vínculos: Sobre Consumo e Colaboração / Ramon Bezerra Costa (PPGCOM/UERJ)

PNAE: um exercício de reciprocidade entre produtor e consumidor a partir da Lei de Alimentação Escolar / Juliana Dias (HCTE/UFRJ), Monica Chiffoleau (HCTE/UFRJ)

O Alto Custo da pirataria: Análise Bibliométrica da Produção Científica Sobre Pirataria no Brasil / Wagner Vicente Diniz (PPGA/PUC-Minas), Ramon Silva Leite (PPGA/PUC-Minas)

Consumers’ reactions to product obsolescence in emerging markets: The case of Brazil/ Fabián Echegaray (Instituto Market Analysis)

O Mercado religioso e a fé como consumo / Manuela Lowenthal Ferreiray (UNESP)

Las economías políticas del juego. Entre la moral, la razón y la patología / Pablo Figueiro (CESE/IDAES/UNSAM)

“Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua”:
O Carnaval dos Blocos No Rio De Janeiro Entre a Mercantilização e as Práticas Tradicionais
/ Marina Bay Frydberg (UFF, OBEC-RJ), Rebeca Eler de Carvalho Eiras (UFF, OBEC-RJ)

Economia Solidária: uma proposta de resgate da cidadania pela interação entre sociedade, trabalho e meio-ambiente / Cristina Helena Pinto de Mello (ESPM-SP, PUC-SP), Márcia Mello Costa De Liberal (UNIFESP)

“Alquiler de vientres” ¿disputa legislativa y derecho a la procreación ó nuevo mercado? / Guadalupe Moreno (IDAES/UNSAM)

O Mercado Informal dos Produtos Coloniais como Mercado Contestado / Clovis Dorigon (EPAGRI), Arlene Renk (Unochapecó)

O princípio econômico da reciprocidade e os mercados contestados: uma análise sistema brasileiro de doação de órgãos e tecidos / Jandir Pauli (IMED)

O Mercado da Carne e as Contestações em Torno da Vida e Morte de “Animais que Sentem” / Ana Paula Perrota (PPGSA/UFRJ)

A natureza da comercialização na economia solidária: aprofundando o debate acerca das suas dificuldades / Diogo Ferreira de Almeida Rêgo (RedeMoinho)

Consumo moral: Vegans como agentes de uma nova ética de consumo / Mauro Roese (UFRGS), Israel Paes Litwinski Oliveira (UFRGS)



About

This block requires you to write a Page titled 'About'. It seems you don't have such a page setup yet.


Trivial Blog Stats

  • 127 posts. 47,606 words in all posts. 551961 total characters in posts. 4346.1496 average characters/post.
  • 0 comments. 0 words in all comments. total characters in comments. average characters/comment.

Monthly Archives