GT 01

Comportamentos de Consumo: Racionalidade Econômica vs. Racionalidade Ecológica / Ceres Grehs Beck (UAG/IFPB), Rita de Cássia de Faria Pereira (PPGA/UFPB)

Causumers” – o perfil dos consumidores de produtos orgânicos da Rede Ecológica (RJ) / Camila Batista Marins Carneiro, Fátima Portilho (CPDA/UFRRJ)

CONSUMO DA QUALIDADE DOS QUEIJOS NO BRASIL: a fragilidade dos arranjos institucionais e organizacionais em torno da variabilidade industrial e das tipicidades artesanais / Marie Anne Najm Chalita (SAA-SP), Dirceu da Silva (FE/UNICAMP e FECAP-SP)

A agenda 21 local do município de Assú/RN e os reflexos negativos causados por ausência de projetos e ações focadas em práticas cotidianas de consumo / Francisco Assis da Cunha Neto (UFRN)

A Prática do Consumo e os Níveis de Consciência: Um ensaio sobre Consumo Consciente sob a perspectiva filosófica de Hegel / Minelle Enéas da Silva (PPGA/UFRGS) e Tomás Farcic Menk (PPGF/UFRGS)

Potencial valor percebido por consumidores em programa de descarte de resíduos recicláveis em redes supermercadistas / Daniela Callegaro de Menezes (EA/UFRGS) e Daniel Dapper

Empresariado, Responsabilidade Socioambiental e Consumo: um estudo de caso sobre o Instituto Akatu para o Consumo Consciente / Francisco Jose Mendes Duarte (PPEPGPS/UFF), João Bôsco Hora Góis (UFF) e Maria de Fátima Ferreira Portilho (CPDA/UFRRJ)

As bases sociais e atitudinais da politização do consumo: o caso do Brasil / Fabián Echegaray (Instituto de Pesquisa Market Analysis)

O que é o Animal? Tensões entre Natureza e Cultura na Ética Vegana / Taiane Linhares

Entre a dívida e a dádiva: as relações de reciprocidade entre o Comércio Justo e a Agricultura Familiar / Nathalia Lima Pinto (PPGER/UFRGS) e José Marcos Froehlich (UFRGS)

Na Pegada do Ambientalismo: discursos e práticas de consumo / Taís Penna de Queiroz (PPGA/UFF), Laura Graziela Figueiredo Fernandes Gomes (PPGA/UFF), Fátima Portilho (CPDA/UFRRJ)

Consumo Energético e Redes de Intercâmbio Para Ação Política e Exercício da Cidadania / Ângela Maria Cavalcanti Ramalho (UEPB), Verônica Macário de Oliveira (UFCG) e Gesinaldo Ataíde Cândido (UFCG)

Consciência Ambiental, Atitudes e Intenção de Uso das Sacolas Plásticas Não Recicláveis / Erika Gonçalves Santos, Tarcisio Afonso e Bruno Pellizzaro Dias Afonso (FUMEC)

Consciência Ambiental e sua Influência na Intenção de Utilização de Sacola Plástica Tradicional onde não há Restrições ao seu Uso / Roseli de Oliveira Silva, Bruno Pellizzaro Dias Afonso (FUMEC) e Tarcisio Afonso

Os Valores Pessoais Associados ao Consumo Político: um Estudo Exploratório com Estudantes Universitários / Caio Mascarello Teixeira, Jonas Cardona Venturini (ESPM-Sul) e Marcia Dutra de Barcellos (EA/UFRGS)

“Saco é um Saco?”: Restrição ao Uso de Sacolas Plásticas em Supermercados e a Percepção de Consumidores da Classe C de Duas Capitais Brasileiras / Izabelle Fernanda Silveira Vieira (CPDA/UFRRJ), Fátima Portilho (CPDA/UFRRJ) e José Mauro Gonçalves Nunes (Uerj)

Anticonsumo no Brasil: Reflexões sobre os Estudos Existentes e Proposta de uma Agenda de Pesquisa / Marie Agnes Chauvel (in memoriam), Renata Céli Moreira da Silva (IAG/PUC-Rio), Fábio Francisco de Araujo (IAG/PUC-Rio), Luis Fernando Hor-Meyll (IAG/PUC-Rio)

Pôster

Posso ajudar? Uma discussão sobre a inserção do terceiro setor na rede de influências para a efetivação do consumo sustentável / Minelle Enéas da Silva (UFRGS), Ana Paula Ferreira Alves (UFRGS) e Luis Felipe Nascimento (UFRGS)

GT 02

Aspirações de Consumo de Jovens de Baixa Renda: Um Estudo Exploratório em uma Comunidade da Zona Sul do Rio de Janeiro / Fábio Francisco de Araujo (IAG/PUC-Rio), Maria Francisco Jales de Araujo (in memoriam), Marie Agnes Chauvel (in memoriam), Marianne Fatio Schulze (IAG/PUC-Rio), Renata Céli Moreira da Silva (IAG/PUC-Rio)

Consumo entre os pobres (consumo precário) e entre as “novas classes médias” (consumo espelho): um exercício sobre identidade de classe e inclusão social no Complexo do Alemão / Sérgio Ricardo R. Castilho (UFF)

Os Passeios de Edna e Outras Andanças: Inclusão e Exclusão no Supermercado / Maria Elisabeth Goidanich (NAVI/GAUM/UFSC)

“Gato” de energia elétrica também tem pedigree: Furto e fraude pela perspectiva da elite local de um bairro popular / Hilaine Yaccoub (PPGA/UFF e ESPM-RJ)

O lado avesso do sistema consumo-crédito: (super)endividamento do consumidor / Inês Hennigen (UFRGS)

Reflexões Acadêmicas e de Mercado para o Marketing na Base da Pirâmide / Vitor Koki da Costa Nogami (UEM) e Francisco Giovanni David Vieira (UEM)

Consumindo Experiências: Os Significados do Curso de Administração para Jovens Alunos Trabalhadores de Baixa Renda / Marcelo de Rezende Pinto (PUC-MG) e Paula Karina Salume (PUC-MG)

Cidadania através do consumo: um olhar etnográfico sobre a inclusão social pelo consumo no Centro de Comércio Popular de Ponta Grossa – PR / Gustavo Emanoel Pacheco Portes (UEPG) e Marcelo Engel Bronosky (UEPG)

Consumo e Significação Social: Um Estudo com Mulheres Frequentadoras de Shoppings Centers / Ângela Maria Cavalcanti Ramalho (UEPB), Jaqueline Guimarães Santos (UFPB) e Delma Bulcão Paixão (UEPB)

Atitudes de Consumidores de Baixa Renda em Relação às Restrições ao Lazer / Ana Raquel Rocha (IAG/PUC-Rio), Fábio Francisco de Araujo (IAG/PUC-Rio) e Paulo Cesar Motta (IAG/PUC-Rio)

EXCLUSÃO SOCIAL + INCLUSÃO DIGITAL = INCLUSÃO DESIGUAL? / Lucia Mury Scalco (PPGA/UFRGS)

“Classe média, eu?” Uma análise sobre cidadania, consumo e mobilidade social / Sara Esther Dias Zarucki Tabac (PPGCS/PUC-Rio)

CASA NOVA, VIDA NOVA! CONSUMO, DESPESAS E ENDIVIDAMENTO EM FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA / Shirley Alves Torquato (PPGA/UFF)

Responsabilidade Socioambiental das Empresas no Varejo e Comércio Justo: um Estudo sobre o Programa Caras do Brasil, do Grupo Pão de Açúcar / Christian Travassos

Nova classe média: um delírio coletivo? / Eliana Vicente

Pôsteres

Usabilidade, aceitação e doação. Um estudo sobre o comportamento de Consumidores de produtos socialmente integrados / Everaldo Marcelo Souza da Costa (UNAMA), Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano (UNAMA), Emilio Jose Montero Arruda Filho (UNAMA)

AS RELAÇÕES ENTRE A CULTURA DA INFÂNCIA E A SOCIEDADE DE CONSUMO:
Análise das relações de consumo entre crianças estudantes da 1a a 4a série do ensino fundamental nas Escolas Estaduais do Distrito de Santa Cecília – SP
/ Caterina C. Rino (FESPSP)

GT 03

Pequenos Adultos: Um Estudo Sobre o Estímulo à Adultização na Comunicação de Marketing de Empresas de Vestuário Infantil / Renata Armelin Ferreira Barros, Tania Maria Oliveira de Almeida Gouveia e Denise Franca Barros (PPGA/UNIGRANRIO)

SOBRE A MODA: UMA ABORDAGEM SOCIOLÓGICA / Leandro Boechat (IESP/Uerj)

Comercialização e consumo de vestuário de segunda mão na cidade do Rio de Janeiro / Sílvia Borges (ESPM-RJ) e Veranise Dubeux (ESPM-RJ e PUC-Rio)

Consumo, identificação e distinção entre corredores de rua / Camila Augusta de F. Cartaxo (PPGA/UFF)

Beleza oculta? Recato e estilo pessoal nas vestimentas de mulheres muçulmanas no Brasil / Gisele Fonseca Chagas (PPGA/UFF) e Solange Mezabarba (SENAI-Cetiqt e UCAM)

A importância do conforto e do design no consumo de calçados femininos / Bárbara Dresch (Focal Pesquisas) e Gustavo Ferreira Campos (Focal Pesquisas)

Consumo de Móveis de Madeira de Demolição e Seu Valor Para o Consumidor / Cássia de Oliveira Franco, Olga Maria Coutinho Pépece, Patrícia Bernardo e Vinícius Marcelo de Jesus Fagundes

As Formas de Apropriação do Simbolismo da Moda por Deficientes Visuais: a Teoria Trickle-Down revisitada / Rodrigo Cassimiro de Freitas (UFLA), Marcelo de Rezende Pinto (PUC-MG) e Solange Riveli de Oliveira (UFLA)

Esse Corpo (Não) Me Pertence: Reflexões Sobre a Possibilidade de Agência do Indivíduo no Mercado Estético-Normativo / Tânia M. O. Almeida Gouveia (EBAPE/FGV) e Eduardo A. T. Ayrosa (EBAPE/FGV)

Os Significados da Moda para Mulheres na Terceira Idade / Daniela Lopes, Fernanda Gabriela de Andrade Coutinho (Faculdade Metropolitana de Maringá e GIPEM) e Olga Maria Coutinho Pépece (UEM e GIPEM)

A ascensão social da “gata borralheira”: uma discussão sobre a recepção da telenovela Cheias de Charme entre empregadas domésticas / Renata Guedes Mourão Macedo (PPGA/USP)

Beleza põe mesa? O consumo de Produtos de Beleza por Seis Blogueiras Cariocas e Suas Impressões / Camila Machion

Produção De Presença Em Imagens Gastronômicas No Instagram / Alessandra Maia (PPGCOM/Uerj) e Débora Gauziski (PPGCOM/Uerj)

Gatsby, Dior e a Produção do Luxo na Moda no Século XX / Fernanda Martineli (UnB)

O Heavy Metal enquanto instrumento de subjetivação e consumo em sua dimensão estética / Jéssica da Silveira Messias (PPGCS/UFRN)

Consumo Simbólico e o Estilo Country no Ambiente de Trabalho Rural / Kaio Feroldi Motta e Olga Maria Coutinho Pépece (UEM)

O Despertar dos Estudos do Consumo nas Ciências Sociais e o Protagonismo da Moda / Daniel B. Portugal (ECo/UFRJ) e Julia Salgado (ECo/UFRJ)

O lado hype do brega: a reinterpretação de um gênero musical nas negociações online entre o global e o local / Lorena Mochel Reis (PUC-Rio)

MODA E SUSTENTABILIDADE: COMBINAÇÃO POSSÍVEL? / Maria Alice Vasconcelos Rocha (UFRPE)

Não deixe o samba morrer: a ascensão social de uma cultura periférica / Thiago Antônio de Oliveira Sá

Quem não gosta de samba? Gosto, consumo e intercâmbio / Thiago Antônio de Oliveira Sá

Moda, Fetichismo e Culto ao Corpo. Uma Reflexão Sobre o Consumismo No Seriado Will & Grace / Bruno Thebaldi (PPGCOM/UFF)

Valores de Consumo do Corpo Feminino: Observando o Consumo do Corpo da Mulher / Karla Andrea Dulce Tonini (IN/UFRJ) e João Felipe Rammelt Sauerbronn (PPGA/UNIGRANRIO)

GT 04

O ato de colecionar como construção identitária: globalização, consumo e emoção nas coleções de fãs / Patricia Coralis (PUC-Rio e Uerj)

Novas Tecnologias e Comportamento de Consumo: Um Estudo Cross-Cultural Entre os Países da América Latina / Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano (UNAMA), Everaldo Marcelo Souza da Costa (UNAMA) e Emílio Jose Montero Arruda Filho (UNAMA)

DA OBRA DE ARTE À REPRODUTIBILIDADE ECONÔMICA: COMO O LUXO CONDICIONA A ALTA-COSTURA À PERFUMARIA / Morgana de Melo Machado Hamester (UFSM)

Globalização Alimentar: o Efeito dos Fluxos Internacionais de Pessoas e Ideias à Mesa / Joana Pellerano (PUC-SP)

“Cidadão Global”: práticas de circulação de pessoas no contexto de programas de intercâmbios culturais / Patrícia Kunrath Silva (PPGAS/UFRGS)

GT 05

Mais Saúde, Mais Sabor: Os Significados do Consumo de Produtos Orgânicos por Mulheres / Cristiane Fatima Alves (UEM) e Fernanda Gabriela de Andrade Coutinho (Faculdade Metropolitana de Maringá e GIPEM)

O pão nosso de cada dia. Religião e consumo na imigração alemã / Joana Bahia (Uerj)

Usos Sociais do Espaço do Shopping Center: da Subversão na Cultura do Consumo Fast Food / Anna Christina Freire Barbosa (UNEB e PPGCS/UFRN), Maria Páscoa do Vale (PPGCS/UFRN) e Lore Fortes (PPGCS/UFRN)

O Sítio Simbólico de Pertencimento dos imigrantes e dos caboclos do oeste de Santa Catarina a partir do “idioma da comida” / Clovis Dorigon (EPAGRI) e Arlene Renk (UNOCHAPECÓ)

A Propaganda do Consumo de Luxo: uma análise da semiótica e da prática discursiva das peças publicitárias de cafés especiais / Rodrigo Cassimiro de Freitas (UFLA), Sâmara Borges Macedo (UFLA), Aline Pereira Sales (UFLA), Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme (UFLA) e Ricardo de Souza Sette (UFLA)

“Configurações do Risco nas Compras de Alimentos em Supermercados do Rio de Janeiro” / Flávia Galindo (CPDA/UFRRJ), Alexandre Escobar (UFRRJ), Anderson Renon (UFRRJ), Hueider Guerreiro (UFRRJ), Jony Cipolatti (UFRRJ) e Mario F. Mendes (UFRRJ)

Democracia e Distinção no Discurso Gastronômico / Thiago Gomide Nasser (IESP/Uerj)

COZINHA SUSTENTÁVEL: A RESSIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO CULINÁRIO? / Carla Pires Vieira da Rocha

O Vegetarianismo como Estilo de Vida e Postura de Consumo: uma análise dos fatores influentes na adoção de uma dieta vegetariana / Anderson Ricardo Rodrigues, Daniel de Rezende Carvalho (UFLA), Solange Riveli de Oliveira (UFLA), Rodrigo Cassimiro de Freitas (UFLA) e Ricardo de Souza Sette (UFLA)

Tabuleiro da Baiana de Acarajé: as Práticas Sociais e os Elementos Simbólicos / Debora Simões de Souza (FFP/Uerj)

Vivências, experiências e políticas alimentares incorporadas: as relações das crianças com a comida escolar / Monica Truninger (Universidade de Lisboa), Vanda A. Silva (ISCTE-IUL), José Teixeira (ISCTE-IUL), Ana Horta (Universidade de Lisboa) e Sílvia Alexandre (SOCIUS, Instituto Superior de Economia e Gestão)

Embalagens de Alimentos: Boas Para Pensar / Danielle Neugebauer Wille (UFPel) e Renata Menasche (UFPel e UFRGS)

Pôsteres

Chegou a hora de beijar o sapo? Atitudes do consumidor baixa renda em São Paulo, capital, em relação a alimentos orgânicos / Maria de Lourdes Bacha (Mackenzie-SP) e Celso Figueiredo Neto (Mackenzie-SP)

GT 06

O Consumidor de Terceira Idade na Primeira Década do Século XXI: Uma Análise da Mudança de Comunicação dos Anúncios Publicitários Dirigidos a Idosos / Fábio Francisco de Araujo (IAG/PUC-Rio), Letícia Moreira Casotti (COPPEAD/UFRJ), Renata Céli Moreira da Silva (IAG/PUC-Rio) e Luis Alexandre Grubits de Paula Pessôa (IAG/PUC-Rio)

USO DE SACOLAS PLÁSTICAS: UM ESTUDO BASEADO EM ATITUDES DO PÚBLICO BAIXA RENDA RESIDENTE EM SÃO PAULO / Maria de Lourdes Bacha (Mackenzie-SP) e Celso Figueiredo Neto (Mackenzie-SP)

Proposições de sentidos sobre a corporeidade: regulações do corpo para consumos / Mário Borba (UFRGS) e Inês Hennigen (UFRGS)

Tradição como Atributo de Identidade da Marca / Carlos Augusto Septímio de Carvalho, Victor Manoel Cunha de Almeida e Glêdson Araújo Pereira Cunha

Objetos Sustentáveis Para Um Habitar Sustentável / Mafalda Casais (TU Delft – Faculty of Industrial Design Engineering) e Rita Assoreira Almendra (FAUTL)

O dinheiro anunciado – Publicidade bancária no Brasil / Bianca Leite Dramali

Cultura do consumo: ordens do desejo e experiências de espectação em cinemas prime do Rio de Janeiro / Talitha Gomes Ferraz (ECo/UFRJ) e Lucia Santa Cruz (ESPM-RJ)

A Utilização da Internet e o Incentivo do Consumo de Produtos “Desmaterializados”: Netflix e a Mudança de Comportamento na Aquisição de Filmes / Letícia Salem Herrmann Lima (Universidade Tuiuti do Paraná, UFPR, UTP, UNICURITIBA e OPET)

Construções Simbólicas e Imagens do Brasil no Consumo da Telenovela Brasileira por Estudantes Africanos / Chirley Ferreira Mendes (PPGAS/UnB)

Repensando RSC em marketing no (e partir do) Brasil / Viviane Menezes e Alexandre Faria

Discurso publicitário e o Consumo de (i)mobilidades: A publicidade como potência na era da globalização / Maria Alice de Faria Nogueira (CPDOC/FGV e UNESA-RJ)

Trajetórias de Consumo e Venda de Cosméticos: algumas dimensões e possibilidades / Luana P. P. Aglio dos Passos, Sérgio Robert de Sant’anna (UFES) e Teresa Cristina Janes Carneiro (UFES)

Copa do Mundo, publicidade e consumo em 2010: o caso Brahma / Camila Augusta Alves Pereira (FCS/Uerj)

Não só o morro foi feito de samba: consumo, comunicação e apropriação cultural / Thiago A. de Oliveira Sá

Aspectos Psicossociais do Consumo Infantil: Implicações para a Infância e Relações com a Sociedade / Gracielle dos Santos Santana (UFMA), Jean Marlos Pinheiro Borba (UFMA), Aline Pereira Campêlo (UFMA), Fernanda dos Santos Lopes (UFMA) e Raíssa Nayara Pereira Mota (UFMA)

Conectados Vivemos Melhor: Publicidade, Ubiquidade e Discurso / Izabela Domingues da Silva (UFPE)

A Compra e o Não Uso de Maquiagens: um Estudo em Blogs / Caroline Agne Vanzellotti (COPPEAD/UFRJ) e Nathália Guimarães Cardoso (ESPM-RJ)

GT 07

Magazine Você – um estudo de caso sobre as novas configurações do varejo no comércio eletrônico / Janaina de Holanda Costa Calazans (FBV), Jorge Borges (FBV) e Raquel Lima Ramos Ferraz

O Consumidor Insatisfeito nas Mídias Sociais: Contribuições para a Emergência de um Consumidor-cidadão? / Karen M. Chequer (PPGA/PUC-MG) e Marcelo de Rezende Pinto (PPGA/PUC-MG)

Crowdfunding: Problematizando Participação Social, Consumo e Mecanismos de Visibilização / Bruna Gazzi Costa (UFRGS), Fabiane Langon Lorenzi (UFRGS) e Inês Hennigen (UFRGS)

Meta-realismos digitais: consumo e crítica social no mundo virtual Second Life / Débora Krischke Leitão (UFSM)

Incitamentos publicitários, consumo e constituição de regimes de verdade sobre a conexão digital no contemporâneo / Camila Mozzini (PPGPSI/UFRGS) e Inês Hennigen (UFRGS)

Navegando em embarcações clandestinas na Maré / Pavesi

O Ciberespaço e a perspectiva de uma nova Esfera Pública: o movimento social da hashtag “#ForaMicarla” em Natal-RN / Raquel Souza

GT 08

Etnografia da informalidade: aspectos de uma investigação etnográfica no Centro de Comércio Popular de Ponta Grossa – PR / Gustavo Emanoel Pacheco Portes (UEPG), Marcelo Engel Bronosky (UEPG)

O Papel do Consumo nas Redes Agroalimentares Alternativas: confiança, interação social e reflexividade / Abel Cassol (PPGS/UFRGS)

Sujeitos Responsáveis: Notas etnográficas sobre o consumo de drogas entre jovens paulistanos de classe média / Eduardo Garcia (PPGAS/USP)

Os sentidos sociais do valor: o mercado imobiliário do Morro do Cavalão / Karla Pinho (PPGA/UFF)

O consumo simbólico dos produtos de marca na Rua 25 de março / Alhen Rubens (ECA/USP)

O Mapa Do Tesouro: O Consumo De Pirataria No Mercado Popular Uruguaiana – Rio De Janeiro / Cecília Elisabeth Barbosa Soares (PPGSA/UFRJ)