ANAIS DO V ENEC

GT 01

Sessão 01

O Fenômeno Consumerista e os movimentos sociais no Brasil / Djalma Eudes dos Santos (UFMG)

O Novo Consumidor: Consumerismo e Ação Individual / Alexandre Gouvêa Ladeira (UFMG) e Djalma Eudes dos Santos (UFMG)

Utopias em Consumo / Lucia Santa Cruz (UFRJ)

Em busca da simplicidade: investigando o comportamento de um novo grupo de consumidores / Renata Céli Moreira da Silva (IAG/PUC-Rio), Marie Agnes Chauvel (IAG/PUC-Rio), T. Diana van Aduard de Macedo-Soares (IAG/PUC-Rio)

Votando com o “carrinho”: a politização do consumo na América Latina / Fabián Echegaray (Diretor geral – Market Analysis)

Sessão 02

O espaço do consumo na consutrução midiática do discurso da sustentabilidade / Antônio Hélio Junqueira (ESPM-SP)

Ambientalização e Politização do Consumo e da Vida Cotidiana: Nexos de Fazeres e Dizeres das Práticas de Compra de Alimentos Orgânicos / Marcelo Castañeda (CPDA/UFRRJ)

Anticonsumo no Contexto Brasileiro: Investigando a Percepção dos Anticonsumidores de Carne Vermelha / Liana Ribeiro dos Santos (IAG/PUC-Rio), Renata Céli Moreira da Silva (IAG/PUC-Rio) e Marie Agnes Chauvel (IAG/PUC-Rio)

Sustentabilidade e consumo na base da pirâmide / Maria Angeluce Soares Perônico Barbotin (UFPb), Anderson Moebus Retondar (UFPb)

Jovens e sustentabilidade ambiental: um estudo sobre as perspectivas e práticas de consumo ambientalmente orientadas de jovens universitários / Veranise J. C. Dubeux (ESPM-RJ/PUC-Rio), Sílvia Borges (ESPM-RJ)

Veganismo, Modos de subjetivação e práticas de si: narrativas da transformação do self em uma comunidade virtual / Taiane Linhares (PPGCC/UFRJ)

Sessão 03

Consumidores institucionais politizados: a reciclagem como novo desafio / Jucimara Martins dos Santos (Centro Universitário de Barra Mansa)

O consumidor político como indutor da qualidade industrial / Marcia Andreia da Silva Almeida (UNESA / INMETRO)

Preocupação Ambiental no Supermercado: Como se comportam e o que pensam as mulheres de camadas médias de Florianópolis / Maria Elisabeth Goidanich (PPGI/UFSC) e Carmen Silvia Rial (UFSC)

Feira de Economia Solidária: reflexões sobre a relação de consumo e cidadania / Holgonsi Soares Gonçalves Siqueira (UFSM), Felipe da Luz Colomé (PPGCS/UFSM)

GT 02

Sessão 01

Nova Classe Média, Luxo e Consumo: O significado social do consumo entre classes emergentes em João Pessoa – PB / Anderson Moebius Retondar (UFPb), Maria Angeluce Soares Perônico Barbotin (PPGS-UFPb)

Título a confirmar / Marta Vilar Rosales (Universidade Nova de Lisboa) e Vanessa Cantinho de Jesus (FCSH/Universidade Nova de Lisboa)

Por que o grupo pertencente à classe C, e melhor posicionado no campo em relação ao grupo da classe D, se endivida mais? / Anna Taddei Alves Pereira Pinto Berquó (PPGS/UFPb)

“Devo, não nego – pago quando puder” – Um estudo etnográfico sobre consumo, sacrifício, prazer e organização doméstica em lares de mulheres endividadas / Shirley Alves Torquato (PPGA/UFF)

O que buscam os fora-da-estrada? Uma análise sociológica dos consumidores de carros pseudo off-roads / Eduardo Vicente Gonçalves (PPGSP-UFSC)

GT 03

Sessão 01

Consumos e produções culturais: contributo para a avaliação da gestão de identidade entre jovens adultos migrantes portugueses em Amsterdão / Vanessa Cantinho de Jesus (FCSH/Universidade Nova de Lisboa)

Engajamento comunicacional e novas práticas de consumo juvenil: trajetórias de sociabilidade urbana e virtual dos straight edgers / Denise Tangerino (PPGCPC/ESPM-SP)

De afetos e memórias: o consumo do telefone celular como “tecnologia afetiva” / Sandra Rubia da Silva (UTP-PR)

“É bom porque é ruim!”. Considerações sobre produção e consumo de cultura trash no Brasil / Mayka Castellano (ECo/UFRJ)

Sessão 02

Consumo e magia: transformando o profano em sagrado – aspectos mágicos, simbólicos e rituais em nossa sociedade contemporânea / Bianca Leite Dramali (PUC-Rio)

A vinculação entre humanos e imagens na convergência de três lógicas contemporâneas: midiática, de consumo e de estetização / Daniel B. Portugal (ESPM-SP)

Sociabilidades contemporâneas: encontrando e fazendo amigos no supermercado / Heloisa Afonso Ariano (UFMT)

Algumas considerações sobre as fronteiras teóricas sobre a diferenciação de grupos de consumidores de queijo e o mercado de qualidade do produto no Brasil / Marie Anne Najm Chalita (IEA/SAA-SP) e Dirceu da Silva (UNICAMP e FECAP-SP)

Ouro tradicional português: o seu consumo e a sua carga simbólica e social / Lídia da Conceição da Silva Guedes (FAUTL e CIAUD)

GT 04

Sessão 01

Alfama chorou: elementos para uma cartografia da presença musical brasileira em Portugal / Tiago José Lemos Monteiro (UFF)

Relações musicais e de consumo entre Brasil e Portugal: o Rap de Quebrada (Grande Florianópolis – Brasil) e o Rap Crioulo (Grande Lisboa – Portugal) / Angela Maria de Souza (PPGICH/UFSCH)

“É do produto brasileiro que os clientes gostam”: as rabidantes e a rota comercial entre Brasil e Cabo Verde / Andréa Lobo (UnB)

Você tem uma moto ou uma Harley? Uma etnografia da marca Harley Davidson em São Paulo / Fatima Toledo (PPGAS/USP)

Brasileiros em Boston: As mudanças no cenário da oferta de alimentos e o fluxo transnacional de produtos nas redes sociais / Viviane Kraieski de Assunção (PPGAS/UFSC)

Sessão 02

O futuro dos novos nómadas: ao encontro de uma nova identidade cultural pelo design dos bens materiais / Ana Helena Luz Gonçalves Grácio (FAUTL e CIAUD)

Produção e consumo de vinhos casher: preservação da cultura judaica / Geni Satiko Saito (IEA-SP)

O Rio da cerveja e do vinho, da cachaça e do cafezinho / Almir Chaiban El-Kareh (UFF e Uerj)

Consumo e identidade cultural: o papel do designer na preservação da sua cultura e tradições perante um mundo globalizado / Lídia da Conceição da Silva Guedes (FAUTL e CIAUD)
GT 05

Sessão 01

Consumo de fast foods: um caminho para a obesidade na adolescência? / Jucimara Martins dos Santos (Centro Universitário de Barra Mansa), Maria de Lourdes Marques Camargo (Centro Universitário de Barra Mansa), e Nathália Soares de Queiroz (Nutricionista)

Publicidade de alimentos para crianças e seus impactos na cultura alimentar / Tamara Amoroso Gonçalves (PPGDH/USP)

Confiança na Alimentação Contemporânea. Um estudo de caso na “calçada da alimentação” da UNISUAM (RJ) / Patrícia Gonçalves (CPDA/UFRRJ), Flávia Galindo (CPDA/UFRRJ) e Camila Carneiro (CPDA/UFRRJ)

A alimentação na Universidade Federal do Rio de Janeiro / Maria Eliza Assis Passos (IN/UFRJ), Vera Lucia Valente-Mesquita (IN/UFRJ) e Nilma Morcef Paula (IN/UFRJ)

Resignificando as práticas do consumo: as feiras agrecológicas do agreste da Borborema – PB / Ângela Maria Cavalcanti Ramalho (UFCG), Jaqueline Guimarães Santos (UFCG), Sandra Sereide Ferreira da Silva (UFCG)

Desnaturalizando o gosto: uma discussão sobre a obra “A Distinção – Crítica social do julgamento”, de Pierre Bourdieu / Amanda Costa Reis de Siqueira (PUC-Rio)

Sessão 02

A Emergência dos Alimentos Orgânicos: Relações com as tendências de alimentação contemporânea / Marcelo Castañeda (CPDA/UFRRJ)

Os movimentos nos mercados: a formação dos circuitos agroecológicos e orgânico / Felipe José Comunello (PPGAS/UFRGS)

O mercado informal dos produtos coloniais da região Oeste de Santa Catarina / Clóvis Dorigon (EPAGRI/CEPAF)

Vegetarianismo além da dieta: ativismo vegano na região metropolitana de São Paulo / Ernesto Luiz Marques Nunes (COGEAE/PUC-SP e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo)

O programa nacional de certificação da cachaça: uma estratégia política para o consumo / Janaina T. G. S. B. de Oliveira (INMETRO), Maria Luiza Costa Martins (INMETRO)

Movimentos sociais: caminho para a exigibilidade do direito humano à alimentação adequada / Juliana Arruda (CPDA/UFRRJ), Renato Maluf (CPDA/UFRRJ), Raphaella Santos de Souza (UFRRJ), Giuliano da Silva Ribeiro (UFRRJ)

GT 06

Sessão 01

O que devo comer? Influência da cultura no comportamento de consumo de alimentos por gestantes / Bruna Suemy Pena (Consultora), Fernanda Gabriela de Andrade Coutinho (UEM e UNIFAMMA), Olga Maria Coutinho Pépece (UEM)

Desejos do luxo, possível prazer ou ostentação ofensiva? / Maura Carneiro Maldonado (UNIPÊ e FPB), Gabriela Maroja Jales de Sales (PPGS/UFPb e UNIPÊ) e Fábio Manoel Fernandes de Albuquerque (FPB)

Análise do comportamento do consumidor inovador / Aline Zanardo, Maria Cristina Dadalto (UVV-ES)

Viva o lado Coca-cola da vida: estudo de recepção do discurso de politização da marca entre jovens consumidores / Mônica Machado (ECo/UFRJ)

Sessão 02

Literatura ou entretenimento? O que leva os jovens a ler a série Crepúsculo / Caroline Agne Vanzelotti (ESPM-RJ e EBAPE/FGV), Thiago Gomes de Almeida (ESPM-RJ)

O processo de transferência de significados: um estudo sobre o consumo simbólico de lingerie por mulheres de baixa renda / Zuleica Gomes Cruz (UEM), Cleiciele Albuquerque Augusto (UEM), Francisco Giovanni David Vieira (PUC-SP), Elisângela Domingues Michelatto Natt (UEM)

Antiquários na Lavradio e Ateliês na Dias Ferreira: um estudo sobre duas ruas de comércio da cidade do Rio de Janeiro / Sílvia Borges (ESPM-RJ)

Quem não gosta de samba, bom sujeito não é: consumo e apropriação cultural / Thiago A. de Oliveira Sá

A marca Harley-Davidson no Brasil: o “Sonho” e os entraves à reprodução de uma estratégia de sucesso / Bonnie Moraes Manhães de Azevedo (ESPM-RJ), Marcella Maria Custodio Nunes de Araujo (ESPM-RJ)

Fiat Mio: Um carro para chamar de seu? Reflexões sobre comunicação e hábitos de consumo na sociedade em rede / Ana Cirne Paes de Barros (PPGC/UFPb), Cândida Nobre (IESP-PB e GMID/UFPb)

GT 07

Sessão 01

Novas configurações do consumo em rede: dissipação e criação de valor / Francisco Coelho dos Santos (UFMG), Cristina Petersen Cypriano (PPGS/UFMG)

A Rede Social como Instrumento de Análise pós-consumo dos produtos de moda – vestuário: um estudo exploratório / Maria Alice Vasconcelos Rocha (UFRPE)

Internet e mercado erótico: notas etnográficas sobre x-sites / Carolina Parreiras (PPGCS/UNICAMP)

Sessão 02

Resistência à Rede Globo: Uma Análise do Movimento em Comunidades Virtuais / Tatiana Maria Bernardo da Silva (IAG/PUC-Rio)

Papéis da Escrita na Era da Escrita sem Papel: Migrações Internacionais, Blogs e Etnografia Virtual / Eliane Tânia Freitas (UFRN)

GT 08

Sessão 01

Legitimidade identitária no mercado do (i)legítimo em Belo Horizonte: o Consumo de Bens Falsificados no shopping Oiapoque / Cristina Aparecida Vilas Bôas

Consumo Em Um Mercado “Informal”: Três Modalidades E Uma Lógica / Douglas de Toledo Piza (PPGS/USP)

Política, Economia e Mediação Simbólica. Notas etnográficas sobre a experiência de transição a partir do Camelódromo de Porto Alegre / Moisés Kopper (PPGAS/UFRGS)

A Informalidade Nas Políticas Públicas Para a Informatização Das Classes Populares / Lucia Mury Scalco (PPGAS/UFRGS)

Responsabilidade Socioambiental e Pirataria: uma reflexão crítica / Alexandre Gouvêa Ladeira (PPGS/UFMG)

“Gato” de energia elétrica: do público ao privado, do “jeitinho” ao crime / Hilaine Yaccoub (PPGA/UFF)

“Isso Não é um Cachimbo”:
Notas Etnográficas Acerca da Relação Entre Usuários de Crack e Seus Utensílios
/ Taniele Rui (PPGAS/UNICAMP)

GT 09

Sessão 01

O “Novo Homem” e a Revista Men ́s Health:Incluindo o Masculino na Esfera do Consumo / Cláudia Regina Ribeiro (IMS/Uerj)

Objecto de adorno: o consumo no masculino / Carla Susana Mendes Silva Rodrigues (FAUTL e CIAUD)

Construções retóricas na publicidade imobiliária brasileira contemporânea: encantamento e cinismo frente às aspirações do morar bem / Antonio Hélio Junqueira (Hórtica Consultoria e Treinamento)

O Consumo Como Simbólico / Amanda Alves Ferreira (PPGCS/PUC-Rio)

Sessão 02

Vida a Crédito: Consumo, Prazer e Dívidas. A Publicidade de Cartões de Crédito na Construção de um Imaginário Consumista / Viviane Fernandes (PPGC/Uerj) e Ricardo Ferreira Freitas (FCS/Uerj)

Quando o produto é o dinheiro: perspectivas econômica e simbólica do consumo na narrativa publicitária do segmento bancário / Bianca Leite Dramali (PPGCS/PUC-Rio)<BR.
A literatura de auto-ajuda financeira e o capitalismo de consumo / Jean Marlos Pinheiro Borba (DINTER/Uerj e UFMA)

Sustentabilidade na Comunicação Publicitária: Persuadir ou Conscientizar? / Nilton Marlúcio de Arruda e Dália Maimon

O Consumo, Cultura Material, Comunicação e Marketing: O que o Design tem a haver com isto? / Paulo Roberto Silva (UFPE) e Manoel Guedes Alcoforado Neto (UFPE)



About

This block requires you to write a Page titled 'About'. It seems you don't have such a page setup yet.


Trivial Blog Stats

  • 127 posts. 47,606 words in all posts. 551961 total characters in posts. 4346.1496 average characters/post.
  • 0 comments. 0 words in all comments. total characters in comments. average characters/comment.

Monthly Archives