ANAIS DO IV ENEC

GT 01

Práticas institucionais sócio-ambientais: O consumidor consciente as conhecem e as remuneram? / Alex Coltro (ESALQ/USP)

A Preferência dos Consumidores por Produtos Oriundos da Agricultura Familiar / Janaína Balk Brandão (UFSM), Andréia Nunes Sá Brito (UFSM), Vinius Piccin Dalbianco (UFSM)

Consumo: meio de aquisição de status social e nanotecnologia / Adriane Lopes (Universidade de Caxias do Sul), Claudia Maria Hansel (Universidade de Caxias do Sul)

Atitudes e Hábitos afins com o “Consumo Sustentável” em bairros da zona sul da cidade do Rio de Janeiro / Rosangela Carnevale de Carvalho (Fundação IBGE)

GT 02

Design e experiÍncia de consumo: explorando os papéis do designer e consumidor na construção de significados – o caso do IPOD / Karine de Mello Freire (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Vera Maria Marsicano Damazio (PUC-Rio), Filipe Campleo Xavier da Costa (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Consumismo e Ambivalência: reflexões sobre o sistema de valores das novas elites do Recife-BR, a partir do consumo de design de interiores domésticos / Kátia Medeiros de Araujo (UFPE)

Responsabilidade social, sustentabilidade, moda e design: algumas conexões a propósito das sementes ornamentais / Maria do Carmo Teixeira Rainho (Arquivo Nacional/SENAI-Cetiqt)

Emotional Design:
Compreendendo a Motivação para o Consumo de Produtos com Design
/ Paula Csillag (ESPM-SP e Belas Artes)

O Design configurando um novo mundo e mudando padrões de consumo numa sociedade sustentável / Paulo Roberto Silva (UFPE), Manoel Guedes Alcoforado Neto (UFPE)

Apontamentos para uma antropologia do design / Zoy Anastassakis (PPGAS/UFRJ)

GT 03

Club Med no Brasil: as adaptações locais de uma rede / Aline Lima Brandão (CPDOC/FGV)

Consumo, turismo e reflexividade social: um olhar sobre a dinâmica relacional / Angye Cássia Noia (CPDA/UFRRJ)

Lazer: cenário urbano de consumo / Kátia Flôres Pinheiro (UNESA)

Consumo e Memória na Transformação da Paisagem Urbana / Letícia Miguel Teixeira (UnB)

Consumo e sociabilidade em duas feiras “turísticas” da cidade do Rio de Janeiro / Palloma Menezes (IUPERJ), Fernanda Nunes (CPDOC/FGV), Juliana Pacheco (CPDOC/FGV)

“Práticas de consumo e novas formas de sociabilidades nas Feiras de Antiguidades do Rio de Janeiro” / Pricila Loretti Tavares (PPGSA/UFRJ)

GT 04

Publicidade e consumo “responsável”: um breve estudo sobre anúncios socioambientais em revistas brasileiras / Antônio Ribeiro de Almeida Júnior (USP), Juliana Gonçalez Gragnani (USP), Joana Brandi Mao (USP), Ariane Cristina Teato (USP)

O consumo nos documentários: narrativas que provocam o estranhamento e convidam ao debate / Fatima Toledo (USP)

O consumo nos documentários: narrativas que provocam o estranhamento e convidam ao debate / Fatima Toledo (USP)

Cidadãos consumidores de direitos? Quando a governamentalidade e os custos dos direitos se encontram / Felipe Dutra Asensi (IUPERJ), Roseni Pinheiro (IMS/Uerj)

O Controle da publicidade ilícita nas relações de consumo no Brasil / Francini Feversani (UNIFRA), 2
Bianca Rocha Sacchis (UNIFRA), Mariana Ferraz Santos (UNIFRA)

Entre consumo e política: relações entre mercado GLS e movimento LGBT em São Paulo / Isadora Lins França (IFCH/Unicamp)

Se eu quero, eu posso. O quê? Reflexões sobre consumo, política e poder na contemporaneidade / Maria Elisabeth Goidanich (UFSC)

Consumo e Economia Criativa / Rosi Marques Machado (PUC-Rio/UCAM)

O luxo e o lixo na era do aquecimento global: Diesel — are you global warming ready? / Silvana Zibetti (Unimar)

GT 05

Fatores críticos no gerenciamento do ciclo de vida do consumo de um
produto – Uma comparação entre um aparelho celular e uma calça jeans
/ Jorge Arantes Pinto de Abreu (UFF)

Moda e consumo: estratégia para a visibilidade / Maria Eduarda Araujo Guimarães (Centro Universitário SENAC)

Moda e consumo: estratégia para a visibilidade / Maria Eduarda Araujo Guimarães (Centro Universitário SENAC)

Um consumidor em transformação? A mudança de hábitos de consumo de vestuário do jovem ao longo do curso superior / Max Lacher (ESPM), Filipe Campelo Xavier da Costa (UNISINOS)

O vestir da mulher carioca da classe média: o sistema de moda balizando escolhas / Solange Riva Mezabarba (PPGA/UFF e SENAI-Cetiqt)

As transformações da estratégia da marca McDonald ́s no contexto de consumo slow food / Viviane Riegel (ESPM-SP), Vander Casaqui (ESPM-SP)

GT 06

A vitória da feijoada ou a culinária como afirmação da identidade brasileira (1808-1840) / Almir Chaiban El-Kareh (UFF)

“A hora do almoço na balança: um estudo sobre restaurantes a quilo no centro do Rio de Janeiro” / Amanda Costa Reis de Siqueira (PUC-Rio)

Os atores envolvidos na construção social do gosto alimentar infantil e suas relações / Bonnie Moraes Manhães de Azevedo (PPGA/UFF)

Riscos e consumo de alimentos na agricultura familiar: a reemergência da produção para autoconsumo / Catia Grisa (CPDA/UFRRJ)

Perfil do consumidor de café fora do lar / Celso Luis Rodrigues Vegro (Instituto de Economia Agrícola, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), Francisco Alberto Pino (Instituto de Economia Agrícola), Roberto de Assumpção (Instituto de Economia Agrícola)

Riscos e controvérsias na nutrição e a democratização do consumidor / Elaine de Azevedo (CFH/UFSC)

O uso de identidades étnicas na Capital Mundial da Gastronomia: O caso da cidade de São Paulo / Janine Helfst Leicht Collaço (CET/UnB e PPGAS/USP)

GT 07
A subordinação do gosto: articulações entre hegemonia e desenvolvimento regional endógeno a partir das práticas de consumo de flores e plantas ornamentais em Belém (PA) / Antonio Hélio Junqueira (ESPM)

O Consumo de Bens Culturais e a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial: o caso do capim dourado do Jalapão / Carla Arouca Belas (CPDA/UFRRJ)

Dinâmica e estratégias em circuitos alimentares de proximidade / Clécio Azevedo da Silva (UFSC)

Mercados de produtos coloniais da Região Oeste de Santa Catarina: em construção / Clovis Dorigon (EPAGRI)

Indicações geográficas no Brasil: principais fatores determinantes do seu reconhecimento e desempenho / Gilberto C. C. Mascarenhas (CPDA/UFRRJ)

Comida, Festa e Produção Sustentável em Venda Nova do Imigrante (ES): Agroturismo e reinvenção de tradições italianas / Marcio D’Olne Campos (UNIRIO e MAST/MCT)

GT 08

O papel da propaganda no surgimento de uma nova sociedade de consumo / Ana Paula Bragaglia (Psicologia Social/Uerj)

Imersão das marcas na vida social: usos e estratégias do marketing de guerrilha / Fernanda Martineli (ECo/UFRJ), Mônica Machado (ECo/UFRJ)

Fotografia, imagem e contemporaneidade
Experiência ou um mero registro?
/ Flávia Fernandes (NEMO/UFF), Shirley Torquato (NEMO/UFF)

A experiência etnográfica aplicada à pesquisa de hábitos de consumo: O Caso da Ampla Energia e Serviços no Projeto de Imersão Social / Hilaine Yaccoub (UFF)

Negociação do global e do criativo em publicidade: o festival de Cannes / José Carlos Durand (Grupo Focus/Unicamp), Tassia Toffoli Nunes (FFLCH/USP), Ian Packer (FFLCH/USP)

FAN CULTURE: produção cultural pelo consumo / Pedro Peixoto Curi (PPGCOM/UFF)

GT 09

Uma proposta de identificação de perfis de condições de vida dos domicílios no Brasil através da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002/2003 / Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira (CEDEPLAR/UFMG), Helena Cruz Castanheira (CEDEPLAR/UFMG)

Mudanças e permanências no orçamento das famílias brasileiras metropolitanas nos últimos 15 anos / Fernando Gaiger Silveira (IPEA), Bernardo Campolina Diniz (UFT)

A inserção mercadológica de novos consumidores: os velhos entram em cena / Johannes Doll (UFRGS), Caroline Stumpf Buaes (UFRGS/UNIFRA)

Comportamentos e padrões de consumo familiar em torno dos “pets / Lavínia Pessanha (ENCE/IBGE), Fátima Portilho (CPDA/UFRRJ)

Padrões e Percepções do Consumo e o Programa Bolsa Família / Michele de Lavra Pinto (ESPM-Sul), Janie K. Pacheco (ESPM-Sul)

Consumo Alimentar e a (In) Segurança Alimentar: uma análise da PNAD 2004 com foco nas Necessidades Humanas Básicas / Paulo Vicente Mitchell (IBGE), Lavínia Davis Rangel Pessanha (ENCE/IBGE), Israel Souza (CEFETQuímica-RJ)



About

This block requires you to write a Page titled 'About'. It seems you don't have such a page setup yet.


Trivial Blog Stats

  • 127 posts. 47,606 words in all posts. 551961 total characters in posts. 4346.1496 average characters/post.
  • 0 comments. 0 words in all comments. total characters in comments. average characters/comment.

Monthly Archives